Letra D.
I. Aquilo que é considerado normal em determinadas condições e contextos, não pode se tornar patológico em outras situações, tendo em vista a linearidade das concepções sobre o padrão de normalidade. Está errada por conta do que está em negrito. É uma pegadinha. Se tirasse o "não" a afirmação estaria correta. "O correto seria: pode se tornar patológico em outras situações. "
II. Existe um consenso entre o conceito de normalidade tanto para a saúde mental como para a psicopatologia, onde é tudo bem definido. Errado. Na verdade existem diversos conceitos de normalidade e nenhum é preciso, alguns para estudos que vocês podem utilizar:
1. Ausência de doenças.
2. Normalidade ideal, critérios de conduto que seriam esperados da sociedade, socialmente construído.
3. Normalidade estatística: normalidade enquanto aquilo que aparece com menor e maior frequência.
4. Normalidade enquanto bem estar (OMS): a saúde é um completo bem estar físico, saúde e social. Também está presente na legislação do SUS.
5. Normalidade funcional: se tudo funciona bem, não é patológico.
6. Normalidade enquanto processo: considera a psicodinâmica do sujeito.
7. Normalidade subjetiva: a percepção subjetiva do próprio sujeito.
8. Normalidade enquanto liberdade: seria a perda da liberdade existencial.
9. Normalidade operacional: DSM E CID. Descreve o que é normal e o que não é normal.
III. A fronteira entre o normal e o patológico é imprecisa para diversos indivíduos considerados simultaneamente, mas é precisa para um único e mesmo indivíduo considerado sucessivamente. CORRETO.
Utilizar o conceito de anormalidade para apenas um individuo é muito mais preciso do que para vários indivíduos, uma vez que envolve uma questão de subjetividade.