Resumo teórico:
Os serviços prestados pela camada de enlace são:
1. Enquadramento - para correta interpretação dos dados e definição de início e fim do pacote
2. Controle de erros
3. Controle de fluxo - para não haver sobrecarregamento de dados em um nó
a partir daqui: FONTE: APOSTILA DA DIREÇÃO CONCURSOS
O Controle de fluxo (baseado em feedback) pode ser:
1 - ARQ (ou STOP-AND-WAIT): o transmissor envia e aguarda a confirmação de recebimento do receptor para enviar novamente. É lento e não muito eficiente.
Para aprimoramento, é utilizada a ferramenta Piggybacking (pegar carona). Consiste em dois lados de uma comunicação aproveitarem o envio de informações (quadros) para enviar a confirmação de recebimento junto (dando carona: envia dados + confirmação).
2 - GO BACK N: O transmissor envia vários quadros e o receptor informa o recebimento. Se houver erro na transmissão, o receptor descarta todas os quadros subsequentes (embora tenha os recebido) ao quadro não recebido. Em seguida, o transmissor usa parte da transmissão para reenviar o quadro não recebido e os subsequentes.
É indicado para meios com taxas de erro baixa, pois, caso haja muitos erros, grande parte da transmissão será utilizada apenas para reenvio de informações.
3 - RETRANSMISSÃO SELETIVA: semelhante ao anterior. A grande diferença é que o receptor não descarta os quadros subsequentes. Assim, o transmissor reenvia apenas o quadro não recebido. É mais indicado para meios com taxas de erro altas.