SóProvas


ID
5486710
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A ABC S.A assinou, em 05.07.2020, um contrato que lhe garante o direito de explorar um espaço em uma praça de alimentação de um centro de convenções municipal. No contrato, está previsto que a ABC poderá utilizar o espaço por 10 (dez) anos, sem direito à prorrogação, por um valor total de R$ 1.200.000,00. O contador da ABC S.A deverá reconhecer o espaço como 

Alternativas
Comentários
  • Para quem não é do direito: Bem, não precisa ser nenhum jurista para entender o direito REAL de uso. Propriedade: Direito de USAR (utilizar na finalidade principal), USUFRUIR (utilizar, tipo usar uma mochila de travesseiro), DISPOR (vender, etc) ou REAVER (em caso de ser tirado injustamente). Posse: Exercício de um dos direitos acima (a teoria da posse é um dos estudos mais complexos no direito civil) Direito real de uso (DRU): Direito de usar o bem, o "real" significa que é oponivel a todos (todos tem a obrigação de obedecer). Diferente de uma dívida, por exemplo, que é oponivel apenas em face do(s) devedore(s) - Direito subjetivo.
  • Comentários!!!!

    a) O ativo denominado Direito de Uso é o correspondente àquele que representa o direito do arrendatário de usar o ativo arrendado ao longo do prazo do arrendamento; o passivo gerado em contrapartida representa a obrigação do arrendatário de pagar as prestações ao arrendador durante o prazo do arrendamento, conforme seu grau de exigibilidade. (GABARITO)

    b) O Ativo imobilizado é formado pelo conjunto de bens necessarios à manutenção das atividades da empresa, caractrizados por apresentar-se na forma tabgível(edifícios, máquinas, etc.) O imobiliado abrange, também, os custos das benfeitorias realizadas em bens locados ou arrendados.

    c) A entidade deve atribuir vida útil indefinida a um ativo intangível quando, com base na análise de todos os fatores relevantes, não existe um limite previsível para o período durante o qual o ativo deverá gerar fluxos de caixa líquidos positivos para a entidade.

    d) O ajuste da avaliação patrimonial é o resultado do valor da avaliação dos bens em relação ao seu valor justo. O valor justo é a quantia pela qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, por duas partes dispostas a isso e independentes entre si.

    e) Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 28, é considerado Propriedade para Investimento qualquer bem, seja ele terreno, edifício, mantido para recebimento de aluguel e/ou para valorização do capital.

  • Para justificar o gabarito, ressalto que como se trata do direito de uso de determinado espaço, regra geral seria classificar de acordo com o CPC 04. Porém, a VUNESP fez a interpretação do alcance do CPC 06.

    Alcance 3. A entidade deve aplicar este pronunciamento a todos os arrendamentos, incluindo arrendamentos de ativos de direito de uso em subarrendamento, exceto para: 

    (e) (...) CPC 04 – Ativo Intangível para itens como: filmes, gravações de vídeo, reproduções, manuscritos, patentes e direitos autorais.

    4. O arrendatário pode, mas não é obrigado a, aplicar este pronunciamento a arrendamentos de ativos intangíveis que não sejam aqueles descritos no item 3(e).

    Isto é, o arrendatário pode aplicar o CPC 06 em situações como a descrita no enunciado, em que se adquire o direito de Uso de determinado espaço.

    Ademais,

    Arrendatário Reconhecimento 22. Na data de início, o arrendatário deve reconhecer o ativo de direito de uso e o passivo de arrendamento.

    Ativo de direito de uso é o ativo que representa o direito do arrendatário de usar o ativo subjacente durante o prazo do arrendamento. Ativo subjacente é o ativo que é o objeto de arrendamento, para o qual o direito de usar esse ativo foi fornecido pelo arrendador ao arrendatário. (CPC 06, Apêndice.)

    Na situação, o direito de uso é a concessão, e o objeto é o espaço concedido. Portanto, gabarito correto! Letra A "ativo de direito de uso".

  • Segundo o enunciado a entidade assinou contrato que lhe garante o direito de explorar um espaço em uma praça de alimentação de um centro de convenções municipal. Trata-se, portanto, de um item a ser reconhecido no ANC Intangível da entidade.

    Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

    (...)

    VI – no intangível: os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido.

    Como está previsto que a ABC poderá utilizar o espaço por 10 (dez) anos, sem direito à prorrogação, percebe-se que se trata de um ativo intangível com vida útil definida.

    Com isso, correta a alternativa A.

  • Como contabilizar direito de uso?

    A contabilização dos valores relativos aos direitos de uso adquiridos pela pessoa jurídica será efetuada a débito da conta do Intangível tendo como contrapartida de lançamento a conta do Exigível (ou recursos disponíveis, se pagos à vista).

    https://www.google.com/search?q=o+direito+de+explorar+um+espa%C3%A7o+direito+de+uso+classificacao+na+conta+do+balanco+patrimonial&ei=JJXXYb_EAt245OUPpaerCA&ved=0ahUKEwi_5tS7vJ71AhVdHLkGHaXTCgEQ4dUDCA4&uact=5&oq=o+direito+de+explorar+um+espa%C3%A7o+direito+de+uso+classificacao+na+conta+do+balanco+patrimonial&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAM6BwgAEEcQsAM6BQghEKABOgcIIRAKEKABSgQIQRgASgQIRhgAUNMHWOaLAWDwjwFoBXACeACAAcoBiAH8MpIBBjAuNDkuMZgBAKABAcgBCMABAQ&sclient=gws-wiz