SóProvas


ID
5486713
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a transação que configura como um resultado abrangente. 

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADO. É uma despesa incorrida, então vai para o resultado (DRE).

    B) ERRADO. Como o instrumento é avaliado ao valor justo por meio do resultado, a desvalorização é uma despesa e vai para o resultado (DRE). Se o instrumento fosse avaliado ao valor justo por meio do O.R.A, ele configuraria um resultado abrangente.

    C) ERRADO. É uma receita ganha, então vai para o resultado (DRE).

    D) ERRADO. Se a perda é possível, então é um passivo contingente. Não será registrado e sim divulgado em notas explicativas. Caso fosse provável, seria uma despesa e iria para o resultado (DRE).

    E) CERTO, pois é um dos componentes dos "outros resultados abrangentes".

    Outros resultados abrangentes (O.R.A)

    • Resultados não realizados que transitam no PL

    • Compõem o resultado abrangente total

    • Resultado abrangente total = Resultado líquido da DRE + Outros resultados abrangentes

    • Exemplos de O.R.A:
    1. variações na reserva de reavaliação, quando permitidas legalmente
    2. ganhos e perdas atuariais em planos de pensão com benefício definido
    3. ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior
    4. ganhos e perdas resultantes de investimentos em instrumentos patrimoniais designados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes

  • Resultado abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não sejam derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários.

    Resultado abrangente compreende todos os componentes da “demonstração do resultado” e da “demonstração dos outros resultados abrangentes”.

    Outros resultados abrangentes compreendem itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação), que não são reconhecidos na demonstração do resultado como requerido ou permitido pelos pronunciamentos, interpretações e orientações emitidos pelo CPC. Os componentes dos outros resultados abrangentes incluem:

    (a) variações na reserva de reavaliação, quando permitidas legalmente (ver Pronunciamentos Técnicos CPC 27 – Ativo Imobilizado e CPC 04 – Ativo Intangível);

    (b) ganhos e perdas atuariais em planos de pensão com benefício definido reconhecidos conforme item 93A do Pronunciamento Técnico CPC 33 – Benefícios a Empregados;

    (c) ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior (ver Pronunciamento Técnico CPC 02 – Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis);

    (d) ganhos e perdas resultantes de investimentos em instrumentos patrimoniais designados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, de acordo com o item 5.7.5 do CPC 48 – Instrumentos Financeiros;

    (da) ganhos e perdas em ativos financeiros mensurados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, de acordo com o item 4.1.2A do CPC 48;

    (e) parcela efetiva de ganhos e perdas de instrumentos de hedge em operação de hedge de fluxo de caixa e os ganhos e perdas em instrumentos de hedge que protegem investimentos em instrumentos patrimoniais mensurados ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes, de acordo com o item 5.7.5 do CPC 48 (ver Capítulo 6 do CPC 48); 

    (f) para passivos específicos designados como ao valor justo por meio do resultado, o valor da alteração no valor justo que for atribuível a alterações no risco de crédito do passivo (ver item 5.7.7 do CPC 48); 

    (g) alteração no valor temporal de opções quando separar o valor intrínseco e o valor temporal do contrato de opção e designar como instrumento de hedge somente as alterações no valor intrínseco (ver Capítulo 6 do CPC 48); e 

    (h) alteração no valor dos elementos a termo de contratos a termo ao separar o elemento a termo e o elemento à vista de contrato a termo e designar, como instrumento de hedge, somente as alterações no elemento à vista, e alterações no valor do spread com base na moeda estrangeira de instrumento financeiro ao excluí-lo da designação desse instrumento financeiro como instrumento de hedge (ver Capítulo 6 do CPC 48).

    Com isso, correta a alternativa E.

  • Conforme a Resolução CFC n.º 1185/09 e o CPC 26, a demonstração do resultado abrangente (DRA) é obrigatória, mesmo não sendo prevista na Lei n.º 6406/76.

    O CPC 26 define resultado abrangente como:

    “Resultado abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários."

    Assim, um resultado abrangente inclui todas as mudanças no patrimônio líquido durante o período, exceto aquelas resultantes de investimentos dos sócios e distribuições aos sócios.

    A DRA é uma importante ferramenta de análise gerencial. Com base no princípio de competência, a DRA atualiza o capital próprio dos sócios, por meio do registro no patrimônio líquido das receitas e despesas incorridas.

    Disto, vamos analisar as alternativas da questão.

    A) Errada. Trata-se de uma despesa incorrida, então deve ser evidenciada na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

    B) Errada. Como o instrumento é avaliado ao valor justo por meio do resultado, a desvalorização é uma despesa, sendo reconhecida na DRE.

    C) Errada. É um tipo de receita ganha, devendo ser evidenciada na DRE.

    D) Errada. O reconhecimento de uma perda possível em processos trabalhistas pode ser um passivo contingente ou não, a depender da probabilidade estimada pela empresa. Sendo assim, a exigência seria apenas divulgar em notas explicativas, não havendo impacto nas contas de resultado (DRE).

    E) Certa. O componente dos outros resultados abrangentes inclui ganhos e perdas atuariais em planos de pensão com benefício definido.


    Fontes:

    Pronunciamento Técnico CPC 26 (R1) - Apresentação das Demonstrações Contábeis.

    Site Portal de Contabilidade.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • O Pronunciamento Técnico CPC 26 (R1) define o resultado abrangente como sendo "a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários". Compreende todos os componentes da "demonstração do resultado" e da "demonstração dos outros resultados abrangentes".

    Outros resultados abrangentes compreendem itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação) que não são reconhecidos na DRE como requerido ou permitido pelos Pronunciamentos, Interpretações e Orientações emitidos pelo CPC. Os componentes dos outros resultados abrangentes incluem:

    -variações na reserva de reavaliação, quando permitidas legalmente

    -ganhos e perdas atuariais em planos de pensão com benefício definido

    -ganhos e perdas derivados de conversão de demonstrações contábeis de operações no exterior

    -ganhos e perdas na remensuração de ativos financeiros disponíveis para venda

    -parcela efetiva de ganhos ou perdas advindos de instrumentos de hedge em operação de hedge de fluxo de caixa

    https://www.valor.srv.br/artigo.php?id=419&titulo=demonstracao-do-resultado-abrangente-dra