-
S - O enxofre é adicionado a certos aço para aumentar a sua usinabilidade. Níveis menores de enxofre podem ser usados para reduzir a necessidade de endurecimento mecânico e para termos maior conformabilidade;
Si - O silício aumenta a resistência à oxidação, tanto em altas temperaturas como em ambientes fortemente oxidantes de temperaturas mais baixas. Promove uma microestrutura ferrítica e aumenta a resistência mecânica;
Mo - Confere aumento de resistência em altas temperaturas e aumenta a temperabilidade. Em teores menores que 0,3% o molibdênio aumenta a dureza e a resistência, especialmente sob condições dinâmicas e a altas temperaturas
Mn - O manganês é geralmente usado para melhorar a ductilidade a quente;
P - Aumento da resistência dos aços baixo carbono e facilita a usinabilidade
Cr - O cromo aumenta a resistência à corrosão e ao calor; Aumenta a resistência ao desgaste devido a formação de carbetos de cromo; Em aços baixa liga aumenta a resistência e a dureza; É normalmente adicionado com níquel Ni (1:2)
Ni - O níquel aumenta a ductilidade e tenacidade. Ele também reduz a taxa de corrosão e é adequado para ambientes ácidos.
-
Ni - O níquel aumenta a ductilidade e tenacidade. Ele também reduz a taxa de corrosão e é adequado para ambientes ácidos.
Cr - O cromo aumenta a resistência à corrosão e ao calor; Aumenta a resistência ao desgaste devido a formação de carbetos de cromo; Em aços baixa liga aumenta a resistência e a dureza; É normalmente adicionado com níquel Ni (1:2).
Mo - Confere aumento de resistência em altas temperaturas e aumenta a temperabilidade. Em teores menores que 0,3% o molibdênio aumenta a dureza e a resistência, especialmente sob condições dinâmicas e a altas temperaturas.
Têmpera - aumenta a dureza e a resistência à ruptura.
-
Efeitos dos elementos de liga e do tratamento térmico
Carbono: diretamente responsável pela temperabilidade do aço;
Níquel: aumenta a dureza do aço, resistência a corrosão e a abrasão;
Manganês: aumenta a temperabilidade do aço e estabiliza os carbonetos;
Silício: aumenta a resistência à oxidação.
A tempera e o revenido aumentam a dureza e a resistência mecânica da peça, tornando-as adequadas para aplicações que exijam resistência ao desgaste, à esforços cíclicos e maior resistência mecânica em geral.