Trabalho a quente é qualquer trabalho que a temperatura está entre 50% a 100% da temperatura de fusão (Tf) do material.
Para o aço, Tf = 1480°C
0,5*Tf = 876°C
Portanto, corrigindo o item (E), o trabalho à quente ocorre em temperaturas acima da temperatuda de recristalização, que é em geral próxima de 700°C para o aço.
Em resumo, os principais fatores que afetam a recristalização são:
uma quantidade mínima de deformação prévia: se o trabalho a frio prévio é zero, não há energia de ativação para a recristalização e ficam mantidos os grão originais;
quanto maior a deformação prévia, menor será a temperatura de recristalização;
quanto menor a temperatura, maior o tempo necessário à recristalização;
quanto maior a deformação prévia, menor será o tamanho de grão resultante (pois será maior o número de núcleos a partir dos quais crescerão os novos grãos).
OBS: Uma estrutura de grãos grosseiros apresenta propriedades mecânicas pobres, ao passo que um tamanho de grão fino fornece ao material alta resistência sem diminuir-lhe muito a ductilidade.
adições de elementos de liga tendem a aumentar a temperatura de recristalização (pois retardam a difusão).
A) ERRADO recristalização ocorre mais lentamente em metais puros do que em ligas. (Ocorre mais rápido)
B) ERRADO recristalização é o processo de formação de um novo conjunto de grãos, livres de deformação e com alta densidade de discordâncias. (Baixa densidade de discordâncias)
C) ERRADO temperatura de recristalização é definida como a temperatura na qual a recristalização atinge a metade de sua transformação em exatamente 1 hora.(Atinge totalmente transformação em exatamente 1 hora)
D) CORRETO temperatura de recristalização depende da quantidade de trabalho a frio à qual o material foi submetido anteriormente.
E) ERRADO operações de deformação plástica a quente são realizadas a temperaturas ligeiramente abaixo da temperatura de recristalização. (Trabalho a quente é sempre acima da temperatura de recristalização do material)