-
O conceito se aplica à Camada de Enlace. Bons Estudos!
-
Vale ressaltar:
O que é TCP/IP?
De uma forma simples, o TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados/msgs da internet. TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP, Internet Protocol (Protocolo de Internet).
Para quem não sabe, protocolo é uma espécie de linguagem utilizada para que dois computadores consigam se comunicar. Por mais que duas máquinas estejam conectadas à mesma rede, se não “falarem” a mesma língua, não há como estabelecer uma comunicação. Então, o TCP/IP é uma espécie de idioma que permite às aplicações conversarem entre si.
O TCP/IP é um conjunto de protocolos. Esse grupo é dividido em quatro camadas:
1° Camada – Aplicação; HTTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, SNMP, DNS
2° Camada – Transporte; TCP, UDP, SCTP
3° Camada – Rede; IP (IPv4, IPv6), IPsec, ICMP, ARP, RARP, NAT
4° Camada – Enlace. Token ring, FDDI, PPP, Switch
Cada uma delas é responsável pela execução de tarefas distintas. Essa divisão em camadas é uma forma de garantir a integridade dos dados que trafegam pela rede.
Endereço IP é uma identificação de um dispositivo em uma rede local ou pública. Cada computador na internet possui um IP único, que é o meio em que as máquinas usam para se comunicarem na Internet.
-
É o conceito da Camada de Enlace:DETECÇÃO DE ERROS pelo CRC – verificação cíclica de redundância - (camada de enlace do transmissor adiciona bits redundantes) organiza os dados em FRAMES/quadros, conexão nó-a-nó entre dispositivos que compartilham o mesmo meio físico. Transforma a camada física em um meio confiável, corrigindo erros do nível físico
-
(CESPE 2011) Uma das funções da camada de enlace de uma rede de comunicação é a detecção e correção de erros originados na camada física. (CERTO)
OSI 7 Camadas
Aplicação (7)
Apresentação (6)
Sessão (5)
Transporte (4)
Rede (3)
Enlace (2)
Física (1)
-
Se liga no baita resumão
Fui Em Roma Transportar Seis Apresentadores de Aplicação - OSI
RITA -> Rede, Internet, Transporte, Aplicação -> TCP/IP
Física: A camada física trata da transmissão de bits brutos por um canal de comunicação e cabeamento.
Enlace: A principal tarefa da camada de enlace de dados é transformar um canal de comunicação bruto em uma linha que pareça livre de erros de transmissão não detectados para a camada de rede (ela permite a identificação física dos dispositivos de rede.)
Rede: A camada de rede é responsável pelo endereçamento dos pacotes de rede, também conhecidos por datagramas, associando endereços lógicos (IP), de forma que os pacotes de rede consigam chegar corretamente ao destino.
Transporte: A função básica da camada de transporte é receber os dados da camada acima dela, dividi-los em unidades menores caso necessário (segmentos), repassar essas unidades à camada de rede e assegurar que todos os fragmentos chegarão corretamente à outra extremidade. É executado apenas nos sistemas finais (Realiza controle de fluxo, ordenação de pacotes e correção de erros, sendo considerada a primeira camada fim-a-fim.)
Sessão: A camada de sessão permite que os usuários de diferentes máquinas estabeleçam sessões entre eles, provê a delimitação e sincronização da troca de dados, incluindo os meios de construir um esquema de pontos de verificação e de recuperação.
Apresentação: A camada de apresentação, ao invés de preocupar-se com a movimentação de bits, preocupa-se com a sintaxe e a semântica das informações transmitidas (TCC – Tradução, Compreensão, Criptografia)
Aplicação: A camada de aplicação corresponde às aplicações (programas) no topo da camada OSI que serão utilizados para promover uma interação entre a máquina destinatária e o usuário da aplicação. (É responsável pelos PROTOCOLOS)
ESTABELECER a comunicação --> SESSÃO
MANTER a comunicação --> TRANSPORTE
-
Camada de Rede: Responsável por endereçar e permitir a transferência de dados da origem até o destino de uma comunicação por meio das diversas redes que podem existir nesse caminho.
Processos da camada rede
Endereçamento
Encapsulamento
Roteamento
Desencapsulamento
-
Modelo OSI
Aplicação (camada 7) estabelecer a comunicação entre aplicações e a acessar a rede.
Protocolos: HTTP, HTTPS, SMTP, FTP, SSH, RTP, RIP, TELNET, SIP, IRC, SNMP, IMAP, NNTP, POP3, IMP, BitTorrent, DNS, Ping, Web Application Firewall, Antivírus, Gateway.
Apresentação (camada 6) como se fosse um tradutor; pega um texto que está em binário
(010101101111) e converte para o alfabeto latino, por exemplo.
Protocolos: TLS, SSL, MIME, XDR.
Seção (camada 5) permitir que duas ou mais aplicações em computadores diferentes possam abrir, Ela gerencia a comunicação, controla o diálogo da rede
Protocolos: NetBios.
Transporte (camada 4) organizar os dados em segmentos e que eles cheguem ao destino livre de erros (sem perdas, sem duplicações e na ordem correta), independentemente do tipo, topologia ou configuração de rede.
Protocolos: TCP, UDP, SCTP, Firewall, NetBEUI, DCCP, ARQ.
Rede (camada 3) responsável pelo endereçamento, roteamento e entrega de pacotes
individuais de dados desde sua origem até o seu destino
Protocolos: IP (IPv4, IPv6), Firewall, ARP, RIP, RARP, ICMP, IGMP IPsec, NAT, DHCP, BOOT, Roteador e Switch (L3).
Enlace (camada 2) responsável por organizar os dados em frames (ou quadros) e por
estabelecer uma conexão nó a nó1 entre dois dispositivos físicos que compartilham
o mesmo meio físico.
Protocolos: VPN, Ethernet, 802.11 (WiFi), IEEE 802.1Q, 802.11g, HDLC, Token Hing, FDDI, PPP, Frame Relay, RDIS, Access point, Bridge e Switch (L2).
Física (camada 1) define as especificações elétricas e físicas da conexão de dados essa camada é totalmente orientada a hardware, não reconhecendo softwares.
Protocolos: RS-232, RS-449, 802.11 Wi-Firdis, USB, Hub, Repetidor, Modem, Bluetooth.
-
REDE -> endereçamento lógico e controle de tráfego. Ex.: IP e ARP.
ENLANCE -> endereçamento físico e transmissão confiável de tráfegos. Ex.: Token ring e Switch.
A questão trocou os conceitos.
GAB: E.
-
REDE -> endereçamento lógico e controle de tráfego. Ex.: IP e ARP.
ENLANCE -> endereçamento físico e transmissão confiável de tráfegos. Ex.: Token ring e Switch.
A questão trocou os conceitos.
-
ERRADO
NÃO ESQUECER: A Camada 3 refere-se à de REDE.
A função citada é da ENLANCE
VEJA:
Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: AL-RO Prova: FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Infraestrutura de Redes e Comunicação
O Modelo OSI é um modelo de rede de computador dividido em camadas de funções.
A camada que tem por função controlar o fluxo de transmissão, de modo que o transmissor divida os dados de entrada em quadros de dados e transmita os quadros sequencialmente, é a camada de
B) enlace.