SóProvas


ID
5489023
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que se refere aos conceitos de redes de computadores, ao programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais recente, e às noções de vírus de computador, julgue o item. 


A camada 3 (Rede) do modelo de referência OSI é responsável por criar uma interface confiável entre o meio físico e os dados do computador. Ela ainda tem a função de detectar erros e controlar o fluxo dos dados.

Alternativas
Comentários
  • O conceito se aplica à Camada de Enlace. Bons Estudos!

  • Vale ressaltar:

    O que é TCP/IP?

    De uma forma simples, o TCP/IP é o principal protocolo de envio e recebimento de dados/msgs da internet. TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP, Internet Protocol (Protocolo de Internet).

    Para quem não sabe, protocolo é uma espécie de linguagem utilizada para que dois computadores consigam se comunicar. Por mais que duas máquinas estejam conectadas à mesma rede, se não “falarem” a mesma língua, não há como estabelecer uma comunicação. Então, o TCP/IP é uma espécie de idioma que permite às aplicações conversarem entre si.

    O TCP/IP é um conjunto de protocolos. Esse grupo é dividido em quatro camadas:

    1° Camada – Aplicação;                  HTTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, SNMP, DNS

    2° Camada – Transporte;                TCP, UDP, SCTP

    3° Camada – Rede;                          IP (IPv4, IPv6), IPsec, ICMP, ARP, RARP, NAT

    4° Camada – Enlace.                       Token ring, FDDI, PPP, Switch

    Cada uma delas é responsável pela execução de tarefas distintas. Essa divisão em camadas é uma forma de garantir a integridade dos dados que trafegam pela rede.

    Endereço IP é uma identificação de um dispositivo em uma rede local ou pública. Cada computador na internet possui um IP único, que é o meio em que as máquinas usam para se comunicarem na Internet.

  • É o conceito da Camada de Enlace:DETECÇÃO DE ERROS pelo CRC – verificação cíclica de redundância - (camada de enlace do transmissor adiciona bits redundantes) organiza os dados em FRAMES/quadros, conexão nó-a-nó entre dispositivos que compartilham o mesmo meio físico. Transforma a camada física em um meio confiável, corrigindo erros do nível físico

  • (CESPE 2011) Uma das funções da camada de enlace de uma rede de comunicação é a detecção e correção de erros originados na camada física. (CERTO)

    OSI 7 Camadas

    Aplicação (7)

    Apresentação (6)

    Sessão (5)

    Transporte (4)

    Rede (3)

    Enlace (2)

    Física (1)

  • Se liga no baita resumão

    Fui Em Roma Transportar Seis Apresentadores de Aplicação - OSI

    RITA -> Rede, Internet, Transporte, Aplicação -> TCP/IP

     

    Física: A camada física trata da transmissão de bits brutos por um canal de comunicação e cabeamento.

    Enlace: A principal tarefa da camada de enlace de dados é transformar um canal de comunicação bruto em uma linha que pareça livre de erros de transmissão não detectados para a camada de rede (ela permite a identificação física dos dispositivos de rede.)

    Rede: A camada de rede é responsável pelo endereçamento dos pacotes de rede, também conhecidos por datagramas, associando endereços lógicos (IP), de forma que os pacotes de rede consigam chegar corretamente ao destino.

    TransporteA função básica da camada de transporte é receber os dados da camada acima dela, dividi-los em unidades menores caso necessário (segmentos), repassar essas unidades à camada de rede e assegurar que todos os fragmentos chegarão corretamente à outra extremidade. É executado apenas nos sistemas finais (Realiza controle de fluxo, ordenação de pacotes e correção de erros, sendo considerada a primeira camada fim-a-fim.)

    SessãoA camada de sessão permite que os usuários de diferentes máquinas estabeleçam sessões entre eles, provê a delimitação e sincronização da troca de dados, incluindo os meios de construir um esquema de pontos de verificação e de recuperação.

    ApresentaçãoA camada de apresentação, ao invés de preocupar-se com a movimentação de bits, preocupa-se com a sintaxe e a semântica das informações transmitidas (TCC Tradução, Compreensão, Criptografia)

    AplicaçãoA camada de aplicação corresponde às aplicações (programas) no topo da camada OSI que serão utilizados para promover uma interação entre a máquina destinatária e o usuário da aplicação. (É responsável pelos PROTOCOLOS)

    ESTABELECER a comunicação --> SESSÃO

    MANTER a comunicação --> TRANSPORTE

  • Camada de Rede: Responsável por endereçar e permitir a transferência de dados da origem até o destino de uma comunicação por meio das diversas redes que podem existir nesse caminho.

    Processos da camada rede

    Endereçamento

    Encapsulamento

    Roteamento

    Desencapsulamento

  • Modelo OSI

    Aplicação (camada 7) estabelecer a comunicação entre aplicações e a acessar a rede.

    Protocolos: HTTP, HTTPS, SMTP, FTP, SSH, RTP, RIP, TELNET, SIP, IRC, SNMP, IMAP, NNTP, POP3, IMP, BitTorrent, DNS, Ping, Web Application Firewall, Antivírus, Gateway.

    Apresentação (camada 6) como se fosse um tradutor; pega um texto que está em binário

    (010101101111) e converte para o alfabeto latino, por exemplo.

    Protocolos: TLS, SSL, MIME, XDR.

    Seção (camada 5) permitir que duas ou mais aplicações em computadores diferentes possam abrir, Ela gerencia a comunicação, controla o diálogo da rede

    Protocolos: NetBios.

    Transporte (camada 4) organizar os dados em segmentos e que eles cheguem ao destino livre de erros (sem perdas, sem duplicações e na ordem correta), independentemente do tipo, topologia ou configuração de rede.

    Protocolos: TCP, UDP, SCTP, Firewall, NetBEUI, DCCP, ARQ.

    Rede (camada 3) responsável pelo endereçamento, roteamento e entrega de pacotes

    individuais de dados desde sua origem até o seu destino

    Protocolos: IP (IPv4, IPv6), Firewall, ARP, RIP, RARP, ICMP, IGMP IPsec, NAT, DHCP, BOOT, Roteador e Switch (L3).

    Enlace (camada 2) responsável por organizar os dados em frames (ou quadros) e por

    estabelecer uma conexão nó a nó1 entre dois dispositivos físicos que compartilham

    o mesmo meio físico.

    Protocolos: VPN, Ethernet, 802.11 (WiFi), IEEE 802.1Q, 802.11g, HDLC, Token Hing, FDDI, PPP, Frame Relay, RDIS, Access point, Bridge e Switch (L2).

    Física (camada 1) define as especificações elétricas e físicas da conexão de dados essa camada é totalmente orientada a hardware, não reconhecendo softwares.

    Protocolos: RS-232, RS-449, 802.11 Wi-Firdis, USB, Hub, Repetidor, Modem, Bluetooth.

  • REDE -> endereçamento lógico e controle de tráfego. Ex.: IP e ARP.

    ENLANCE -> endereçamento físico e transmissão confiável de tráfegos. Ex.: Token ring e Switch.

    A questão trocou os conceitos.

    GAB: E.

  • REDE -> endereçamento lógico e controle de tráfego. Ex.: IP e ARP.

    ENLANCE -> endereçamento físico e transmissão confiável de tráfegos. Ex.: Token ring e Switch.

    A questão trocou os conceitos.

  • ERRADO

    NÃO ESQUECER: A Camada 3 refere-se à de REDE.

    A função citada é da ENLANCE

    VEJA:

    Ano: 2018 Banca: FGV Órgão: AL-RO Prova: FGV - 2018 - AL-RO - Analista Legislativo - Infraestrutura de Redes e Comunicação

    O Modelo OSI é um modelo de rede de computador dividido em camadas de funções.

    A camada que tem por função controlar o fluxo de transmissão, de modo que o transmissor divida os dados de entrada em quadros de dados e transmita os quadros sequencialmente, é a camada de

    B) enlace.