-
Gabarito: C
a) ...em alguns casos melhor resistência à corrosão atmosférica do que aquela obtida em aços carbono convencionais. http://www.infomet.com.br/site/acos-e-ligas-conteudo-ler.php?codConteudo=199
Eles tem as chamadas microadições de elementos de liga como o Nb, Ti e/ou V e associados com os tratamentos termo mecânicos tem microestrutura com grãos finos. Um aço típico possui normalmente menos que 0,15% de Carbono, 1,65% de Manganês e níveis baixos (abaixo de 0,035%) de Fósforo, enxofre e outros elementos; por isso não podem ser considerados aços de alta liga.
https://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/6340-acos-de-alta-resistencia-e-baixa-liga#.Wo3LyagbPIU
-
Algumas literaturas dizem que quando existem elementos de liga e seu somatório é menor do que 5% então o aço é baixa liga. Outras literaturas mencionam 8% ... mas não existe um valor exato que caracterize se o aço é baixa liga ou alta liga, pois o que importa não é a quantidade adicionada e sim os efeitos dos elementos de liga.
AÇOS BAIXA LIGA (low alloy steel), que contém uma “pequena” quantidade de elementos de liga, utilizados para alterar a cinética das transformações (mudam as curvas de transformação) sem alterar muito as temperaturas de transformação, ou seja são aços que ainda sofrem transformações de fase.
-
Q182928
-
Errei por essas diferenças de classificação quanto ao teor de liga. MAs aí vão as justificativas:
A) Incorreta. As ligas têm, dentre outros objetivos, a de aumentar a resistência à corrosão
B) Incorreta. Aços baixa liga são aqueles que possuem baixo teor de carbono, elemento este o principal relacionado à dureza do material ao fim do seu processamento. Além disso, deles se exigem deformabilidade, soldabilidade e usinabilidade, caso contrário não poderiam ser usados em aplicações estruturais
C) Correta. Mas aqui há um problema: algumas literaturas dizem que o teor de elementos de liga deve ir até os 8% enquanto outras, mais que 10%.
D) Incorreta. Possuem baixo teor de carbono
E) Incorreta. Os elementos de liga presentes aumentam a sua temperabilidade.
-
Os aços de alta resistência e baixa liga (ARBL ou HSLA - high-strength, low-alloy) contêm outros elementos de liga, tais como Níquel, Molibdênio, Cobre e Vanádio, em concentrações combinadas que podem ser tão elevadas quanto 10%. A maioria pode ter sua resistência aumentada por tratamentos térmicos.