SóProvas


ID
5489425
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários

Um dos fatos mais comemorados pelos analistas econômicos no Brasil foi a queda histórica das taxas de juros básicas de curto prazo (Selic), ocorrida nos últimos três anos. Entre fevereiro de 2018 e janeiro de 2021, a Selic havia recuado de 6,75% a.a. para 2,00% a.a.

Considerando-se o arcabouço da política monetária vigente no Brasil, baseado no regime de metas para a inflação, os dois fatores que permitiram tamanha queda dos juros básicos no Brasil no período foram a

Alternativas
Comentários
  • Aparece, gente
  • Resposta: Letra D - ancoragem das expectativas de inflação e o elevado nível médio de capacidade ociosa registrado na economia brasileira no período.

  • Acertei por eliminação.

  • Cadê os professores de conhecimentos bancários para nos ajudar comentando as questões?

  • Até a data da prova não se tinha dados da divida bruta do setor público do ano de 2021 apenas 2020 que comparado com o ano de 2019 apresentou aumento de 14,2% por isso não se poderia marcar a letra A pois não houve redução da dívida publica e sim aumento. Na data em que escrevo este comentário foi divulgado o resultado de 2021 da divida bruta demonstrando queda de 8,6 % em relação a 2020 logo esta questão atualmente se encontra desatualizada.

    https://www.poder360.com.br/economia/divida-publica-do-pais-cai-para-803-do-pib-em-2021/

  • dá para eliminar 3 alternativas apenas sabendo que os preços aumentaram, a não ser que você viva numa caverna kkkkkk
  • Letra D

    O COPOM diminui a meta da taxa Selic quando os preços estão elevados e consequentemente gera a alta da inflação (ancoragem). E também quando os preços estão elevados ocorre a baixa de procura no mercado gerando mão de obra ociosa, pois as empresas param de fabricar porque ninguém estar mais comprando.

  • Quando o mercado está muito parado ou ocioso, o BACEN através dos seus instrumentos de política monetária pode executar uma política expancionista ou restritiva/contracionista. No caso da notícia, foi uma política expancionista, com o intuito de movimentar o mercado ocioso.

    GABARITO D