SóProvas


ID
548944
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química

Um dos tipos de corrosão quanto ao fenômeno envolvido é denominado corrosão por célula oclusa. Considere as situações a seguir e analise-as quanto à sua classificação.

I - Entre uma chapa metálica e um anel de vedação de borracha, que se degradou com o uso, formou- se uma região com umidade e pouca aeração, ocorrendo corrosão a partir de uma pilha galvânica entre a região aerada da chapa (catódica) e a não aerada (anódica).

II - Em uma peça metálica, formou-se um depósito isolado de restos de pintura sobre uma das superfícies expostas a uma solução salina, ocorrendo a corrosão em função da diferença de potenciais entre a região sob o depósito de pintura e a região sem depósito.

III - Uma cavidade, em formato de fenda longilínea, é perpendicular à superfície exposta a uma solução, sendo que a pilha galvânica veio a se formar entre a região oclusa da peça e a solução aquosa que se aloja no interior da fenda.

É(São) correta(s) a(s) situação(ões)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C 

    - Corrosão por célula OCLUSA

    Está associada à diferença de potencial eletroquímico. A região menos aerada (menor concentração de íons ou Oxigênio) apresenta característica ANÓDICA, já a região mais aerada, característica CATÓDICA.

    Pode ser subdividido em duas:

    · Por Frestas: na presença de uma peque na fresta, pequena o suficiente para permitir a entrada do eletrólito, mas não a sua saída, haverá a formação de uma pilha galvânica.

    · Sob Depósito: a região sob o depósito, orgânico ou não, é menos aerada, assim é a região anódica e a região sem o depósito (mais aerada) será a região catódica.