SóProvas


ID
548968
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A fragilização por revenido ocorre em alguns aços quando o tratamento térmico do revenido resulta na redução da tenacidade apresentada. A respeito desse comportamento, analise as afirmativas a seguir.

I - A presença de elementos de liga, como manganês, níquel ou cromo, e de possíveis impurezas entre os elementos antimônio, fósforo, arsênio e estanho, com concentração relativamente baixa, desloca a transição dúctil-frágil para temperaturas mais elevadas.

II - Quando a curva no ensaio Charpy se desloca para a direção de maiores temperaturas, a temperatura ambiente se situa abaixo da temperatura de transição, no regime de fragilidade.

III - A propagação de trincas nos materiais fragilizados por revenido é transgranular ao longo da fase austenítica.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A propagação de trincas devido a fragilização por revenido é intergranular, a temperatura crítica é entre 375°C e 575°C, os aços mais suscetíveis são os Cr-Ni.

  • Por que o item II está certo? Não necessariamente a temperatura ambiente estará abaixo da temperatura de transição.

  • Gabarito: D

    I - CORRETA. A presença de impurezas, que fragilizam a estrutura do material, tende a elevar a temperatura de transição. Aumenta a faixa frágil.

    II - CORRETA.

    III - ERRADA. Os elementos liga e impurezas nos aços fragilizados pelo revenido, segregam preferencialmente nas regiões de contornos dos grãos, assim a propagação de trinca (trajetória da fratura) é de forma intergranular na fase austenítica.

  • O item II é confirmado no Callister

    Gab D

  • O item I e II, no meu entendimento estão errados.

    I - o manganês é um elemento que que baixa a temperatura de transição, isto é, melhora a tenacidade em baixa temperatura. Ele é benéfico.

    II - A temperatura de transição dúctil-frágil pode ser inferior à temperatura ambiente.