SóProvas


ID
5490028
Banca
IUDS
Órgão
IF-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre pragas virtuais. "Um tipo de malware que é autossuficiente, ou seja, não precisa de hospedeiro ou arquivo. Assim, não dependem de um usuário para ativá-los, podem se replicar e se propagar, automaticamente, sem nenhuma ativação humana. Isso permite que eles se espalhem muito, rapidamente, geralmente, em uma rede local, podendo alcançar um ritmo de propagação exponencial."

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Sempre é bom dar uma olhada na Cartilha Cert.

    Definição de Worm na cartilha: programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, explorando vulnerabilidades nos programas instalados e enviando cópias de si mesmo de equipamento para equipamento.

    _________________

    Ransomware: Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.

    O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.

    Vírus: é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu equipamento seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    BlackHole: (vi no canaltech):  função do BlackHole é explorar falhas de segurança em aplicativos comuns, potencializando o número de novas vítimas e de computadores infectados. E o exploit kit revela a existência de negociações comerciais, até então desconhecidas, entre cybercriminosos brasileiros e do leste europeu.

  • A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de malwares e suas funções, mais especificamente quanto ao malware que tem como função se auto enviar e auto replicar, independentemente de um arquivo hospedeiro ou da interação do usuário.

     

    A)  Incorreta – O malware “Ransomware” é um código malicioso que torna inacessíveis os arquivos e dados do computador através da criptografia. Os dados são liberados após o pagamento do resgate dos arquivos.

    B)  Correta – O malware “Worms” é um código malicioso que se auto envia e se auto replica sem a necessidade, ao contrário do vírus, da interação do usuário ou de um arquivo hospedeiro.

    C)  Incorreta – Vírus é um código malicioso, que começa a se auto replicar após a execução do arquivo hospedeiro, o que prejudica o desempenho da máquina. 

    D)  Incorreta – “Blackhole” é uma ferramenta que fica em páginas webs infectadas a fim de que instalar, na máquina dos visitantes, um conjunto de códigos maliciosos que buscam vulnerabilidades em aplicativos comuns que são utilizados pelas pessoas

     

    Gabarito – Alternativa B.

  • GAB-B

    Um Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença de este ser auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. ... Alguns worms infectaram centenas de computadores por meio das redes sociais MySpace e Facebook.

    TENHA FLEXIBILIDADE E VÁ ESTUDAR!!!

  • GABARITO: B

    O worm é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima. Assim que ele contamina um computador, o programa malicioso cria cópias de si mesmo em diferentes locais do sistema e se espalha para outras máquinas, seja por meio de Internet, mensagens, conexões locais, dispositivos USB ou arquivos. O objetivo do golpe, em geral, é roubar dados do usuário ou de empresas.

    Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/11/o-que-e-um-worm-entenda-o-malware-que-se-multiplica-sozinho.ghtml

  • Questão: B

    • Worms: propagam-se automaticamente.
    • Vírus: é necessário sua execução para infectar.
  • Excelente conceito de Worms, não dependem de um usuário para ativá-los.

  • Dúvida:

    Questão:

    "sem nenhuma ativação humana"

    Cartilha de Segurança

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de copias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração¸ automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Essa execução não é humana?

    Não estou conseguindo entender muito a diferença;