SóProvas


ID
5490511
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica

O nível de energia (ou carga) do fluido a montante de uma bomba (NPSH disponível), se insuficiente, pode provocar a ocorrência do fenômeno da “cavitação”, que é extremamente prejudicial à bomba. A propriedade do fluido associada à cavitação é 

Alternativas
Comentários
  • Numa dada temperatura a pressão de vapor será a pressão em que ocorre a vaporização do líquido, ou seja, o líquido se transforma em vapor. Por exemplo, na pressão atmosférica (equivalente a 10,3 mca) a água ao nível do mar inicia a sua vaporização a 100 oC (graus celsius), ou seja, na temperatura de 100 oC a pressão de vapor é a pressão de 10,3 mca.

    Já, considerando a temperatura de 80 oC, a vaporização da água tem início quando a pressão atingi 4,8 mca, em outras palavras, 4,8 mca é a pressão de vapor da água, na temperatura de 80 oC.

    Uma vez entendido o conceito de pressão de vapor, podemos adentrar no conceito de cavitação.

    Para que exista um escoamento de um fluido é necessário haver um diferencial de pressão entre o ponto de origem e o ponto de destino deste fluido. Outro fenômeno que acontece num escoamento é a chamada “perda de carga”, cuja principal consequência é a redução de pressão ao longo do escoamento. Pode acontecer, e é relativamente frequente, da pressão do escoamento atingir a pressão de vapor do líquido em escoamento. Quando isso acontece, tem-se início a geração de bolhas de vapor no escoamento. Como exposto anteriormente, a medida que o escoamento vai acontecendo, a sua pressão vai diminuindo até chegar a entrada do rotor da bomba. Aqui temos o ponto de menor pressão do sistema, mas ao adentrar o rotor, o líquido começa a adquirir energia, aumentando assim a sua pressão, chegando no ponto de pressão máxima, na saída do rotor. Em outras palavras, o escoamento sai de uma pressão muito baixa para uma pressão muito alta, num trecho muito curto, de tal sorte, que todas as bolhas de vapor contidas no escoamentos implodem, gerando micro vibrações e perturbações capazes de remover materiais dos componentes mecânicos próximos, ocasionando, literalmente, uma deterioração da máquina e dispositivos, reduzindo a eficiência da máquina e também sua resistência mecânica.

    https://www.institutodeengenharia.org.br/site/2018/08/07/o-que-e-cavitacao/