soldagem a arco por eletrogás - é um processo de soldagem por fusão, que utiliza como fonte de calor um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico contínuo, sólido ou tubular, e um banho de metal fundido ou de escória. O material fundido fica contido numa cavidade com eixo na vertical, formada pelas peças e por sapatas de contenção. É opcional o uso de proteção gasosa do banho, dependendo do tipo de eletrodo usado. Consumíveis: eletrodos e gases de proteção.
soldagem a arco com arame tubular - é um processo que produz a coalescência de matais pelo aquecimento destes com um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo tubular, contínuo, consumível e a peça de trabalho. A proteção do arco e do cordão de solda é feita por um fluxo de soldagem contido dentro do eletrodo, que pode ser suplementada por um fluxo de gás fornecido por uma fonte externa. Além da proteção, os fluxos podem ter outras funções, semelhantes às dos revestimentos de liga, estabilizar o arco etc.
soldagem a arco com arco submerso - é um processo em que a coalescência entre metais é obtida pelo aquecimento e fusão destes por um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico nu e a peça de trabalho. O arco ocorre sob uma camada de um material granular fusível, chamado de fluxo, que é colocado sobre a região de solda, protegendo - o da contaminação pela atmosfera. Consumíveis: Eletrodos e os fluxos de soldagem, sendo que a combinação destes determina, juntamente com o metal de base e o procedimento de soldagem, as propriedades mecânicas do cordão de solda.
soldagem a arco com eletrodos revestidos - é um processo que produz a coalescência entre metais pelo aquecimento destes com um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico revestido e a peça que está sendo soldada. Consumível: eletrodo revestido.
soldagem a arco por arco plasma - é um processo que produz união por fusão das partes a serem unidas através de um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo de tungstênio, não consumível, e a peça ou um bocal constritor. O processo de soldagem a arco plasma difere do processo TIG principalmente pelo fato de o arco estar restringido por um bocal constritor que limita seu diâmetro e aumenta consideravelmente a intensidade da fonte de calor. Na soldagem a arco plasma são utilizados dois fluxos de gases, iguais ou diferentes. Resposta.