SóProvas


ID
5490547
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica

A identificação de parâmetros adimensionais de um problema pode ajudar muito na sua solução. O teorema de Buckingham ou teorema π é um teorema central da análise dimensional. Ele estabelece que, se em uma equação física contendo n variáveis físicas dimensionais, sendo que essas variáveis são representadas por r dimensões físicas fundamentais independentes, a equação do processo ou sistema físico pode ser reescrita como uma equação de p = n – r variáveis adimensionais (parâmetros π), construídas a partir das variáveis originais. A aplicação desse teorema não requer prérequisitos de matemática avançada. Nas alternativas a seguir, estão listadas etapas do procedimento para aplicação do Teorema de Buckingham, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a. 

Alternativas
Comentários
  • Teorema dos π de Buckingham

    Dado um problema físico onde a variável dependente é função de n-1 variáveis independentes, para o qual sabemos que existe uma

    relação do tipo:

    q = f(q, q, ... q)

    onde: q: variável dependente;

    f(...): relação funcional (desconhecida);

    (q,q,...,q): variáveis independentes;

    ou também: g(q, q, ... q)= 0

    O teorema π estabelece que:

    Dada uma relação entre n variáveis da forma:

    g(q, q, ... q)= 0

    estas n variáveis podem ser agrupadas em n-m razões adimensionais independentes, ou parâmetros π, expressados sob a forma funcional :

    G (π, π, ..., π) = 0

    O número m é usualmente igual ao menor número de grandezas independentes (M, L, t, etc.) necessárias para especificar as dimensões das variáveis q1, q2, q3, ... qn.

    Determinação dos grupos π (6 passos)

    1º Passo – Liste todos os parâmetros envolvidos

    Se nem todos os parâmetros pertinentes forem incluídos, uma relação será obtidas, mas não fornecerá a história completa.

    2º Passo – Selecione um conjunto de dimensões fundamentais (primárias)

    P.ex. M, L, t

    3º Passo – Liste as dimensões de todos os parâmetros os parâmetros em termos das dimensões primárias

    4º Passo – Selecione da lista um número de parâmetros que se repetem, igual ao número de dimensões primárias, e incluindo todas as dimensões primárias

    5º Passo – Estabeleça equações dimensionais combinando os parâmetros selecionados no passo 4 com cada um dos outros parâmetros a fim de formar grupos adimensionais (Haverá n-m equações)

    6º Passo – Verifique, a fim de assegurar que cada grupo obtido é adimensional.