SóProvas


ID
5490550
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica

Trocadores de calor são equipamentos empregados para realizar a troca de calor entre dois ou mais fluidos sujeitos a temperaturas diferentes. Podem ser classificados de diversas formas: quanto à forma de troca de calor; quanto ao número de fluidos; e quanto ao tipo de construção, entre outras. A classificação quanto ao processo de transferência empregado identifica os trocadores de contato direto e os de contato indireto. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir, marcando V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Nos trocadores de contato direto, os dois fluidos se misturam. É comum que ocorra também uma transferência de massa. Esse tipo de trocador de calor apresta taxas de troca de calor muito altas.
( ) As torres de resfriamento são exemplos clássicos de trocadores de calor de contato direto – neste caso, os fluidos, normalmente, são a água e o ar.
( ) Nos trocadores de calor de contato indireto, há um fluxo de calor do fluido mais quente para o fluido mais frio através de uma parede que os separa.
( ) Os trocadores de calor de contato indireto podem ser de transferência direta ou de armazenamento. Os trocadores de calor de armazenamento também são chamados de regeneradores.

As afirmativas são, respectivamente, 

Alternativas
Comentários
  • Trocadores de calor de contato direto • Neste trocador, os dois fluidos se misturam. • Aplicações comuns de um trocador de contato direto envolvem transferência de massa além de transferência de calor • Comparado a recuperadores recuperadores de contato contato indireto indireto e regeneradores, são alcançadas taxas de transferência de calor muito altas • Sua construção é relativamente barata. Exemplos: Torres de resfriamento.

    TROCADORES DE CALOR DE CONTATO INDIRETO

    Em um trocador de contato indireto, os fluidos permanecem separados e o calor é transferido continuamente através de uma parede, pela qual se realiza a transferência de calor. Os trocadores de contato indireto classificam-se em:

    transferência direta

    armazenamento

    - Tipo de Trocadores de Transferência Direta

    Neste tipo, há um fluxo contínuo de calor do fluido quente ao frio através de uma parede que os separa. Não há mistura entre eles, pois cada corrente permanece em passagens separados. Este trocador é designado como um trocador de calor de recuperação, ou simplesmente como um recuperador. Alguns exemplos de trocadores de transferência direta são trocadores de:

    placa

    tubular

    superfície estendida

    Recuperadores constituem uma vasta maioria de todos os trocadores de calor.

    - Trocadores de armazenamento

    Em um trocador de armazenamento, os ambos fluidos percorrem alternativamente as mesmas passagens de troca de calor. A superfície de transferência de calor geralmente é de uma estrutura chamada matriz. Em caso de aquecimento, o fluido quente atravessa a superfície de transferência de calor e a energia térmica é armazenada na matriz. Posteriormente, quando o fluido frio passa pelas mesmas passagens, a matriz “libera” a energia térmica (em refrigeração o caso é inverso). Este trocador também é chamado regenerador.

  • Não existe mistura do trocador direto

  • O gabarito é letra E. Porém, na primeira assertiva tem um erro, mas foi considerado certo.

    Nos trocadores de contato direto, ocorre entre foi fluidos IMISCÍVEIS. Ou seja, entram em contato direto um com o outro, mas não se misturam.

    Fonte: INCROPERA.