SóProvas


ID
549082
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Um motor síncrono trifásico, de polos salientes, está conectado a um barramento infinito. As reatâncias síncronas de eixo direto e de quadratura por fase valem, respectivamente, xd = 2 O e xq = 1,8 O. Sabe-se que a tensão induzida no motor e a tensão do barramento infinito, por fase, valem 1.500 V e 1.450 V, respectivamente. O valor máximo da potência de conjugado da relutância do motor, em W, é, aproximadamente,

Alternativas
Comentários
  • alguém conseguiu encontrar o valor?
  • Também não consegui ?????????
  • A letra correta é a c), pois conforme equação de potência para máquina síncrona de polos salientes:

    P = [(Vt.Ef) / Xd . sen(teta)] + [Vt2 / 2 . ((Xd - Xq) / (Xd.Xq)) . sen(2 . teta)]

    Sabe-se que a primeira parcela da equação é referente aos polos lisos e a segunda parcela a saliência. Como é pedido o valor máximo da potência de conjugado da relutância do motor, tem-se que:

    P = Vt2 / 2 . ((Xd - Xq) / (Xd.Xq)) 
    P = 14502 / 2 . ((2 - 1,8) / (3,6))
    P = 1051250 . 0,055555
    P = 58402,77 W
  • Jones, esta formula é por fase, nao para as 3 fase. Estou com duvida porque deveriamos multiplicar este resultado por 3 entao. Mas nao iremos encontrar nem uma resposta. Sabe explicar?? valeu
  • André,

    Isso, esta equação é a potência ativa entregue ao barramento infinito por fase. Como não há alternativa com o valor máximo trifásico de conjugado de relutância do motor, subentende-se que a questão pede este valor por fase.
  • Jones,

    Porque você só utilizou a segunda parte da formula?
    QUal a relação da relutancia do motor e os polos salientes?
  • Só se utiliza a segunda parte da equação que o Jonas apresentou porque a segunda parte é a contribuição de polos salientes!!

    A questão diz motor síncrono trifásico de polos salientes. A primeira parte da fórmula é para motor com rotor cilíndrico ou polos não salientes.

    O correto dessa questão é multiplicar por 3 no final, já que se trata de um motor trifásico e essa fórmula  que o colega Jonas apresentou é  para um motor monofasico, entretanto  a banca não considerou, apesar do raciocínio e desenvolvimento ser esse mesmo!!

  • A potência de relutância trifásica , que independe da tensão de armadura (Logo de excitação) é o termo que multiplica Sen(2*delta) . seu valor será máximo quando delta=45°. porém a resposta dar a potência por fase , a potência trifásica deveria ser muliplicada por 3.