SóProvas


ID
5491387
Banca
NUCEPE
Órgão
PM-PI
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação à história, características, funções, competências e estrutura organizacional da Polícia Militar do Piauí, associe “V” para a(s) afirmação(ões) Verdadeira(s) e “F” para a(s) Falsa(s). Ao final, assinale a alternativa com a sequência CORRETA. 
I. ( ) A Polícia Militar do Piauí foi instituída por meio da Resolução n° 13, de 25/6/1835, de autoria do Barão da Parnaíba, Presidente da Província do Piauí, com a função precípua de preservação da ordem pública.
II. ( ) Em razão da escassez de efetivo, atualmente a Polícia Militar do Piauí está presente em apenas metade dos municípios piauienses.
III. ( ) A Polícia Militar do Piauí estrutura-se hierarquicamente segundo o modelo do Exército brasileiro, com dois “círculos hierárquicos”, Oficiais e Praças, dentro dos quais se dispõem os postos (dos Oficiais) e graduações (das Praças), no total de 14 (quatorze) níveis de hierarquia.
IV. ( ) A ocupação da estrutura burocrática da PMPI tem como base o conhecimento científico e a profissionalização para a assunção de funções que são atreladas aos Cursos de qualificação e titulação.
V. ( ) A estrutura administrativa e operacional da PMPI foi restruturada pela Lei nº 6.792, de 19/4/2016, que estabeleceu a organização funcional da Polícia Militar do Piauí. Nessa nova estrutura, as Diretorias são órgãos de direção setorial para desenvolvimento de suas atividades.
VI. ( ) Operacionalmente, a PMPI conta com dois Grandes Comandos: Comando de Policiamento da Capital (CPC), responsável pelo policiamento ostensivo em Teresina, e o Comando de Policiamento do Interior (CPI), que realiza o policiamento no interior do Piauí.
VII. ( ) Na prática, as ações da Polícia Militar do Piauí restringem-se à operacionalidade, ou seja, ao policiamento ostensivo.  

Alternativas
Comentários
  • I. (VERDADEIRO ) A Polícia Militar do Piauí foi instituída por meio da Resolução n° 13, de 25/6/1835, de autoria do Barão da Parnaíba, Presidente da Província do Piauí, com a função precípua de preservação da ordem pública.

    II. ( FALSO) Em razão da escassez de efetivo, atualmente a Polícia Militar do Piauí está presente em apenas metade dos municípios piauienses.

    • O Piauí possui 224 municípios e, hoje, a Polícia Militar é uma das Instituições que está presente em todos eles, buscando garantir cada vez mais a tranquilidade e a paz do povo piauiense.

    III. (VERDADEIRO ) A Polícia Militar do Piauí estrutura-se hierarquicamente segundo o modelo do Exército brasileiro, com dois “círculos hierárquicos”, Oficiais e Praças, dentro dos quais se dispõem os postos (dos Oficiais) e graduações (das Praças), no total de 14 (quatorze) níveis de hierarquia.

    • ALTERNATIVA POLÊMICA!!! pois o artigo 14 do Estatuto da Polícia Militar do Piauí (Lei 3.808 de 16 de junho de 1981) traz os círculos hierárquicos e a escala hierárquica dividindo-se em posto e graduação da seguinte forma: Praças graduadas: Soldado PM, Cabo PM, Terceiro Sargento PM, Segundo Sargento PM, Primeiro Sargento PM e Subtenente PM. Oficiais: Segundo-Tenente PM, Primeiro-Tenente PM, Capitão PM, Major PM, Tenente Coronel PM e Coronel PM... totalizando 12 níveis de hierarquia. Porém, no gabarito preliminar a banca considerou esta alternativa como correta.

    IV. ( FALSO) A ocupação da estrutura burocrática da PMPI tem como base o conhecimento científico e a profissionalização para a assunção de funções que são atreladas aos Cursos de qualificação e titulação.

    V. ( VERDADEIRO) A estrutura administrativa e operacional da PMPI foi restruturada pela Lei nº 6.792, de 19/4/2016, que estabeleceu a organização funcional da Polícia Militar do Piauí. Nessa nova estrutura, as Diretorias são órgãos de direção setorial para desenvolvimento de suas atividades.

    VI. ( FALSO) Operacionalmente, a PMPI conta com dois Grandes Comandos: Comando de Policiamento da Capital (CPC), responsável pelo policiamento ostensivo em Teresina, e o Comando de Policiamento do Interior (CPI), que realiza o policiamento no interior do Piauí.

    • os Grandes Comandos da Corporação, que dividem o policiamento no Estado de acordo com as características de cada região. Na região metropolitana de Teresina há o Comando de Policiamento Metropolitano I e II, e no interior do Estado, os Comandos de Policiamento Litoral Meio Norte, dos Cerrados e do Semiárido, além do Comando de Policiamento Especializado, Comando de Policiamento Aéreo Tático e Comando de Policiamento Comunitário, cuja atuação alcança todas as regiões do Estado(2018).

    VII. (FALSO ) Na prática, as ações da Polícia Militar do Piauí restringem-se à operacionalidade, ou seja, ao policiamento ostensivo.  

    • Não se restringe ao policiamento ostensivo, executando por exemplo, atividades administrativas e de inteligência...