SóProvas


ID
5492632
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários

A pandemia do coronavírus, declarada em março de 2020, alterou significativamente as relações sociais e econômicas ao redor do globo. Em resposta, autoridades mundiais atuaram tempestivamente, recorrendo a instrumentos monetários para dinamizar a economia, associando estímulo monetário com controle inflacionário.
Com essa finalidade, no Brasil, em agosto de 2020, o Banco Central do Brasil (Bacen) anunciou a utilização de um instrumento denominado

Alternativas
Comentários
  • Forward Guidance (FG) significa prescrição futura e é uma ferramenta de política monetária utilizada pelo Bacen para manter a taxa de juros baixa por um período mais longo, o que estimula a economia do Brasil permitindo que o Bacen trabalhe com uma inflação projetada (e não esperada) e melhora ainda a disponibilidade de crédito no mercado interno.

  • Forward Guidance (orientação futura ou prescrição futura, definição de forward guidance em português) é um mecanismo que permite aos bancos centrais ajustar o caminho desejado para o futuro da política monetária de um país. Este mecanismo é constantemente utilizado para combater os efeitos de crises econômicas enfrentadas na história. Justamente épocas em que o cenário inflacionário não era dos mais otimistas. O grau de estímulo varia de acordo com a política econômica do país e da situação enfrentada no momento.

    O quantitative easing (QE), também conhecido como flexibilização quantitativa, é uma ferramenta de afrouxamento monetário usada pelos banco centrais para criar quantidades significativas de dinheiro de forma eletrônica. Normalmente, o QE é adotado com os seguintes objetivos:

    Aumentar a atividade econômica, aumentar a taxa de inflação e diminuir as taxas de juros.

    https://www.suno.com.br/artigos/forward-guidance/

    https://www.suno.com.br/artigos/quantitative-easing/

  • E a "Maravilhosa" Banca não anulou. "Foward" ao invés de "FoRward". Quando escrevemos errado na redação, perdemos pontos. Quando a banca escreve, está tudo okay.

  • TNC! A banca não sabe nem escrever direito!