SóProvas


ID
5493133
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Venâncio Aires - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em conformidade com a Lei nº 12.288/2010 - Estatuto da Igualdade Racial, analisar a sentença abaixo:

É obrigatório o estudo da história da população negra no Brasil apenas nos estabelecimentos de Ensino Fundamental (1ª parte). Nas datas comemorativas de caráter cívico, os órgãos responsáveis pela educação incentivarão a participação de intelectuais e representantes do movimento negro para debater, com os estudantes, suas vivências relativas ao tema em comemoração (2ª parte). Os órgãos federais, distritais e estaduais de fomento à pesquisa e à graduação poderão criar programas de estudos, e não incentivos a pesquisas, mesmo voltados para temas referentes às relações étnicas, aos quilombos e às questões pertinentes à população negra (3ª parte).

A sentença está:

Alternativas
Comentários
  • 1ª PARTE: É obrigatório o estudo da história da população negra no Brasil apenas nos estabelecimentos de Ensino Fundamental. ERRADO

    Art. 11. os estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, é obrigatório o estudo da história geral da África e da história da população negra no Brasil;

     3ª PARTE: Os órgãos federais, distritais e estaduais de fomento à pesquisa e à graduação poderão criar programas de estudos, e não incentivos a pesquisas, mesmo voltados para temas referentes às relações étnicas, aos quilombos e às questões pertinentes à população negra. ERRADO

    Art. 12. Os órgãos federais, distritais e estaduais de fomento à pesquisa e à pós-graduação poderão criar incentivos a pesquisas e a programas de estudo voltados para temas referentes às relações étnicas, aos quilombos e às questões pertinentes à população negra

  • Obrigada, qc, por repetir 3x e me fazer decorar

  • Em conformidade com a Lei nº 12.288/2010 - Estatuto da Igualdade Racial, analisar a sentença abaixo:

    É obrigatório o estudo da história da população negra no Brasil apenas nos estabelecimentos de Ensino Fundamental (e de ensino médio, públicos e privados)  (1ª parte). 

    Lei nº 12.288/10 – Estatuto da Igualdade Racial

    Da Educação

    11 – Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médiopúblicos e privadosé obrigatório o estudo da história geral da África e da história da população negra no Brasil, observado o disposto na Lei nº 9.394/96.

    Lei nº 9394/96 – LDB – Diretrizes Básica da Educação

    Da Educação Básica

    Disposições Gerais

    26-A – Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médiopúblicos e privadostorna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

    (...)

    ►Nas datas comemorativas de caráter cívico, os órgãos responsáveis pela educação incentivarão a participação de intelectuais e representantes do movimento negro para debater, com os estudantes, suas vivências relativas ao tema em comemoração (2ª parte).

    Lei nº 12.288/10 – Estatuto da Igualdade Racial

    Da Educação

    11 – Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, é obrigatório o estudo da história geral da África e da história da população negra no Brasil, observados o disposto na Lei nº 9.394/96.

    (...)

    §3º Nas datas comemorativas de caráter cívico, os órgãos responsáveis pela educação incentivarão a participação de intelectuais e representantes do movi. Negro para debater com os estudantes suas vivências relativas ao tema em comemoração.

    Os órgãos federais, distritais e estaduais de fomento à pesquisa e à graduação poderão criar (incentivos a pesquisas e) programas de estudonão incentivos a pesquisas, mesmo voltados para temas referentes às relações étnicas, aos quilombos e às questões pertinentes à população negra (3ª parte).

    Lei nº 12.288/10 – Estatuto da Igualdade Racial

    Da Educação

    12 – Os órgãos federais, distritais estaduais de fomento à pesquisa e à pós-graduação poderão criar incentivos a pesquisa e a programas de estudo voltados para temas referentes às relações étnicas, aos quilombos e às questões pertinentes à população negra.

    A sentença está:

    Correta somente em sua 2ª parte.