ETL x ELT
ELT é um acrônimo para Extract, Load e Transform. O ELT é um processo mais ágil para o carregamento e o processamento de dados, pois inverte a ordem das etapas de transformação de dados da abordagem tradicional de ETL.
Ao contrário do ETL, onde a transformação de dados ocorre em uma área de preparação antes de serem carregados no sistema de destino, o ELT carrega os dados brutos diretamente no sistema de destino e os converte lá.
Em comparação com o processo ETL, o ELT reduz consideravelmente o tempo de carregamento. Além disso, em comparação com ETL, ELT é um método mais eficiente em termos de recursos, pois aproveita a capacidade de processamento desenvolvida em uma configuração de data warehouse, diminuindo o tempo gasto na transferência de dados.
Entender a diferença entre ETL e ELT é compreender o 'T' em ambas as abordagens. O principal fator que diferencia os dois é quando e onde o processo de transformação é executado.
No geral, o ELT é um processo econômico, pois requer menos recursos e leva menos tempo. No entanto, se o sistema de destino não for robusto o suficiente para o ELT, o ETL poderá ser uma escolha mais adequada.
Por fim, substituindo ETL por ELT, as empresas podem analisar maiores volumes de dados com menos manutenção e tempo para alimentar a inovação baseada em dados.
Portanto, gab. C
https://www.astera.com/pt/type/blog/etl-vs-elt-whats-the-difference/