SóProvas


ID
5493748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de inteligência artificial, julgue o item seguinte. 

Aplicações de reconhecimento de voz fazem a transcrição de um áudio para texto diretamente, sem a necessidade de nenhum modelo intermediário. 

Alternativas
Comentários
  • A respeito de inteligência artificial, julgue o item seguinte.

     

    Aplicações de reconhecimento de voz fazem a transcrição de um áudio para texto diretamente, sem a necessidade de nenhum modelo intermediário.

     

    A troca de informações e a forma com que lidamos como elas são feitas, geralmente, de forma muito rápida e tendemos a achar que isso acontece de forma direta, da ponta de início até o fim sem intermediações.

     

    Geralmente, na maior parte das vezes, há um intermediário, aquele invisível, mas essencial.

     

    Nas aplicações de reconhecimento por voz esse item é essencial, pois os dispositivos não entendem o nosso idioma. Ao receber a informação por voz, um intermediário quebra essa informação em vários bits para que o dispositivo possa entender o que está sendo pedido a ele.

    Após processar esse bits ele faz a conversão em texto de acordo, ou quase, com aquilo que foi pedido. Por vezes, e isso dá uma raiva rsrsrs, falamos uma coisa e o dispositivo entende outra.

     

    Isso se dá pelo fato, de como disse acima, ele não entender o nosso idioma e no processo de conversão entre a voz e o texto, o intermediário tenta imaginar o que foi dito exatamente, por isso o item é incorreto.

     

    Gabarito: Errado

    Fonte: professor Heitor Pasti - tec concursos.

  • Reconhecimento de voz é uma tecnologia que permite a um software captar a fala de uma pessoa e torná-la um texto. Um programa ou aplicativo com essa função registra a fala do usuário e quebra o áudio em partes individuais. Cada uma dessas partes, então, é analisadas por meio de algoritmos para identificar que palavras melhor representam cada som registrado. Então, o áudio é transcrito de forma inteligível ao sistema.

    Os softwares usam Natural Language Processing (NLP), o que significa que eles dividem o áudio em bits, depois os convertem em formato digital e enfim analisam o conteúdo captado. Então, com base nos padrões da fala, os programas criam hipóteses do que o usuário pode estar falando para então transformar essas informações em texto.

    Assistentes virtuais, como a Siri, a Alexa, o Google Assistente e outros, são plataformas que usam bem essa tecnologia.

    Gaba: ERRADO, necessita de modelos intermediários.

    fonte: https://tecnoblog.net/346980/como-funciona-o-reconhecimento-de-voz/