SóProvas


ID
5493763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito de nuvens públicas e privadas e seus fatores de risco, julgue o item a seguir. 

Em se tratando do uso organizacional de nuvens privadas, o modelo, a definição e os riscos associados à organização devem permanecer intactos na nuvem, pois os seus recursos são provisionados para uso exclusivo da organização interessada, compreendendo suas várias unidades de negócios. 

Alternativas
Comentários
  • Devido à sua natureza proprietária, um modelo de computação em nuvem privada é melhor para empresas com necessidades de computação dinâmicas ou imprevisíveis que exigem controle direto sobre seus ambientes, normalmente para atender aos requisitos de segurança, governança de negócios ou conformidade regulamentar.

    Além dos principais benefícios inerentes a ambos os modelos de implantação de nuvem, as nuvens privadas também oferecem:

    • Maior segurança de uma rede isolada.
    • Desempenho aprimorado devido aos recursos serem exclusivamente dedicados a uma organização.
    • Maior capacidade de personalização.

  • >> COMPUTAÇÃO EM NUVEM <<

    >> TIPOS DE IMPLANTAÇÃO <<

    -Nuvem Pública: Acessada por qualquer pessoa (Google Drive, DropBox, Office 356)

    -Nuvem Privada: Acessada por grupo exclusivo (evita o compartilhamento de dados sigilosos)

    -Nuvem Comunitária: exclusiva e restrita p/ grupos que possuam preocupações em comum (empresas de segunrança)

    -Nuvem hibrida: Combinação de duas ou mais nuvens

  • Uma nuvem privada consiste em recursos de computação em nuvem usados exclusivamente por uma única empresa ou organização.

    A nuvem privada pode estar localizada fisicamente no datacenter local da sua organização ou pode ser hospedada por um provedor de serviços terceirizado. Mas em uma nuvem privada, os serviços e a infraestrutura são sempre mantidos na rede privada e o hardware e o software são dedicados unicamente à sua organização.

    Dessa forma, com a nuvem privada é mais fácil para que a organização personalize seus recursos a fim de atender a requisitos de TI específicos. As nuvens privadas geralmente são usadas por órgãos governamentais, instituições financeiras e outras organizações de grande porte com operações críticas para os negócios, que buscam melhorar o controle sobre seu ambiente.

    Vantagens de uma nuvem privada:

    • Maior flexibilidade – sua organização pode personalizar seu ambiente de nuvem para atender a necessidades de negócios específicas.
    • Maior controle – os recursos não são compartilhados com outros usuários, portanto, é possível um nível maior de controle e privacidade.
    • Maior escalabilidade –nuvens privadas geralmente oferecem mais escalabilidade em comparação com a infraestrutura local.

    Fonte: https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-are-private-public-hybrid-clouds/#public-cloud

  • "o modelo, a definição e os riscos associados à organização devem permanecer intactos na nuvem"

    Intactos? Nem a própria organização pode mudar?