-
Outra mudança foi à introdução da rajada de quadros – frame burst. A rajada de quadros é uma característica opcional, através da qual uma estação pode transmitir vários pacotes para o meio físico sem perder o controle. A transmissão em rajada é feita preenchendo-se o espaço entre os quadros com bits, de maneira que o meio físico não fique livre para as outras estações transmitirem
https://www.joeldebortoli.com/2013/08/teoria-da-comunicacao-de-dados.html
-
Gabarito aos não assinantes: Certo.
Conforme [1], a rajada de quadros é um recurso que permite melhorar o desempenho na transmissão de quadros, pois possibilita que mais de um quadro seja enviado durante uma transmissão.
[1] Fonte: HORNA, C. D. T. Arquitetura para um dispositivo de demarcação Ethernet. 2009
-
A primeira característica, chamada extensão de portadora, essencialmente informa ao hardware para adicionar seu próprio preenchimento ao quadro normal, a fim de estendê-lo para 512 bytes.
A segunda característica, chamada rajada de quadros, permite a um transmissor enviar uma sequência concatenada de vários quadros em uma única transmissão.
- Tanenbaum
-
Complementando: "Quase todas as implementações de Gigabit Ethernet seguem a abordagem full-duplex. Nesse modo, cada switch tem buffers em cada porta de entrada, nas quais os dados são armazenados até serem transmitidos. Não ocorrem colisões neste modo"
-Forouzan