SóProvas


ID
5493844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de tecnologias de redes locais e de redes sem fio, julgue o item subsequente. 

No contexto de qualidade de serviço do padrão 802.11, a técnica EDCA (enhanced distributed channel access) empregada pela subcamada MAC prevê classificação e tratamento prioritário ao tráfego de pacotes de dados sensíveis a atraso como voz e vídeo. 

Alternativas
Comentários
  • Questão pesada, vamos lá.

    Esta técnica faz referência ao padrão 802.11e (Wi-Fi Multimedia), ele é um conjunto de de aprimoramentos de QoS na subcamada MAC da camada de enlace.

    O EDCA determina que os tráfegos de maior prioridade têm mais possibilidade de emissão de pacotes do que os tráfegos de prioridades inferiores.

    Em síntese e em língua portuguesa, a implementação permite a propagação de diferentes classes de tráfego e otimização da rede. fonte: teleco.com

    Logo, gabarito certo.

    Foco!

  • Enhanced Distributed Channel Access. The term EDCA is used in wireless networks supporting the IEEE 802.11e Quality of Service enhancement. It supports differentiated and distributed access to the Wireless Medium using eight different user priority sub fields supporting four different Access Categories.

  • Resposta: Certo

    O padrão 802.11e conhecido formalmente como certificação Wi-Fi Multimedia, surgiu como um refinamento de QoS no 802.11. Essa implementação permite a propagação de diferentes classes de tráfego e otimização da rede através do recurso de transmissão em rajadas TXOP (Transmission Oportunity – Oportunidade de Transmitir).

     

    Essas implementações basicamente se devem ao fato desse protocolo ter melhorado a camada MAC (Media Access Control – Controle de Acesso ao Meio) de forma a priorizar as aplicações sensíveis ao atraso, como por exemplo, voz sobre a Internet.

    A inovação do padrão 802.11e se deve à associação entre o DCF e o PCF, formando uma nova função de coordenação o HCF (Hybrid Coordenation Function – Função Coordenada Híbrida) baseado em dois métodos: o HCCA (HCF Controlled Channel Access – Acesso ao Canal Controlado HCF) e o EDCA (Enhanced DCF Channel Access – Acesso ao Canal DCF Aprimorado). Ambos definem as classes do tráfego priorizando os fluxos de maior interesse apresentado em (CHUNG e PIECHOTA, 2003).

    O EDCA determina que os tráfegos de maior prioridade têm mais possibilidade de emissão de pacotes do que os tráfegos de prioridades inferiores, nesse último o tempo de espera para transmissão é um pouco maior. A cada nível de prioridade é atribuída uma TXOP, um intervalo limitado de tempo durante o qual as estações podem enviar certa quantia de pacotes podendo ou não sofrer fragmentação.

    Fonte: https://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialvowlan/pagina_1.asp

  • Gabarito aos não assinantes: Certo.

    O Enhanced Distributed Channel Access (EDCA) é uma extensão do CSMA/CA. Conforme a prioridade de cada um, pode-se ter as seguintes categorias:

    • Tráfego de segundo plano
    • Tráfego de melhor esforço
    • Tráfego de voz
    • Tráfego de vídeo

    Fonte: BARCELOS, Vladimir Píccolo. Análise e experimentação do protocolo IEEE 802.11 P em redes veiculares híbridas.

  • Consegui acertar essa questão pensando da seguinte forma: MAC está na camada Enlace e essa camada realiza detecção e correção de erros de transmissão.