SóProvas


ID
5494891
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A imagem radiográfica necessita de parâmetros técnicos adequados para que tenha qualidade diagnóstica. Um parâmetro da qualidade radiográfica é o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Alguém consegue explicar cada uma das alternativas ?

  • Não entendi também bastante confusa,mais fico com a c

  • O comando foi: "Um parâmetro da qualidade radiográfica é o seguinte". Parece que a pergunta não teve nada haver com a resposta!

    No Livro do Biasoli Jr, 2ed, na pagina 76 e 77, além do kVp e Mas, temos:

    Então, uma imagem radiográfica de boa qualidade deve reunir o máximo de contraste e nitidez, primando sempre pela maior proteção radiológica possível do paciente.

    A radiação espalhada (secundária) deve ser eliminada ou reduzida ao máximo possível, para evitar perda da qualidade da imagem radiográfica. Isso pode ser obtido mediante a limitação do campo irradiado, com a utilização de grade antidifusora ou pela técnica do espaço de ar (air gap).

    A) a radiação primária deve ser controlada pela grade antidifusora, já que interfere no acinzentamento da imagem.

    (A grande antidifusora não controla a radiação primária, mas sim a radiação secundária)

    B) quando a grade antidifusora do tipo móvel não é acionada durante a exposição, a imagem gerada fica “gradeada”. 

    (O uso da grande é um parâmetro para a qualidade! Mas se a grande não movimenta, haverá o prejuízo da qualidade. Logo, esta resposta ficou meio suspeita!)

    C) quando se aumenta a distância fonte-receptor, a imagem radiográfica é produzida com menos ampliação e menos efeito anódico.

    (Aumento da distância fonte-receptor para não haver magnificação é um tipo de parâmetro de qualidade radiográfica. Agora, como diminuir a percepção do efeito anódico? Alguém já viu o efeito anódico numa radiografia? Eu nunca vi! Este efeito estará sempre presente em qualquer anodo que possui um chanfro. Esse chanfro é responsável pela distribuição heterogênea do feixe de radiação. Ou melhor, a inclinação do chanfro faz essa divergência de distribuição do feixe de raios-x ser mais energético em direção ao catodo, e menos na direção do anodo. A parte superior, mais grossa e mais próxima do catodo, da inclinação do chanfro seria a mais energética e mais voltada para o catodo. A parte inferior, mais delgada e mais afastada do catodo, seria a menos energética, voltada para o anodo. Portanto, aumentando a distância, ainda haverá uma distribuição heterogênea do feixe de radiação x. Para reduzir o efeito anódico, talvez, seria necessário mexer na forma do chanfro ou inclinação do anodo).

    D) o filtro da janela do tubo de raios-X é o principal responsável pela diminuição da radiação secundária.

    (O filtro da janela do tubo de raios-x não é o PRINCIPAL responsável pela diminuição da radiação secundária. A radiação secundária ou efeito Compton é originária através da interação com o paciente ou outro meio que intercepta a radiação primária, havendo pouca absorção desta. A radiação secundária espalhada que sai do paciente é quem prejudica a qualidade da imagem, criando aquele escurecimento com pouca nitidez ou borrão da imagem radiográfica).