As imagens ponderadas:
- em T1: mostram de forma ideal a anatomia de tecidos moles e gordura (p. ex., para confirmar uma massa que contém gordura).
- em T2: mostram, idealmente, líquidos e patologias (p. ex., tumores, inflamação, trauma).
A) Correta.
B) na sequência FLAIR, utiliza-se um TI (Tempo de inversão) correspondente ao tempo de recuperação do líquido cefalorraquidiano (LCR), e com isso é anulado o seu sinal. Portanto é a retirada do LCR, ou seja, a sequência FLAIR é empregada para supressão do alto sinal do LCR em imagens ponderadas em T2. Lembremos, que não existe magnetização longitudinal para LCR, apenas magnetização transversal.
C) as sequências gradiente eco são normalmente mais rápidas que àquelas que utilizam pulsos spin-echo, por isso são indicadas para realização de apneia ou exames infantis.
D) A dose recomendada de gadolínio é de 0,1 milimol por quilograma ( mmol/kg) de peso corporal, equivalente a 0,2 ml/kg. Alguns agentes específicos receberam a aprovação da FDA para doses de até 0,3 mmol/kg ou três vezes a dose comparada com a maioria dos agentes à base de gadolínio. A dose letal (DL50 - dose necessária para matar metade da população de uma pesquisa) determinada em estudos com ratos fica entre 6 mmol/kg e 20 mmol/kg. As doses usadas na prática clínica nunca se aproximam desses valores.
=======================================================================================
Referências:
Ressonância Magnética - Westbrook - 4ª Edição.
Técnicas em Ressonância Magnética Nuclear - 1ª Edição.
=======================================================================================
Resposta: A