SóProvas


ID
5495602
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com o crescimento digital e sua aplicação por diversas organizações, está se tornando comum a adoção de serviços prestados pela internet, a conhecida computação em nuvem. A esse respeito, é correto afirmar que os serviços Google Docs e Google Planilhas são considerados 

Alternativas
Comentários
  • SaaSsigla para Software como Serviço, é a camada mais operacional na estratégia de uso da tecnologia em nuvem de uma organização. Ela representa o software hospedado na infraestrutura em nuvem entregue aos usuários finais como um serviço geralmente acessado por meio de um site específico.

  • IaaS - Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço: diz respeito aos serviços oferecidos na camada de infraestrutura. Exemplos: Google Cloud Platform, Amazon Web Services.

    PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço: disponibiliza-se uma plataforma, um ambiente operacional completo, para que aplicativos e serviços possam ser desenvolvidos e hospedados. Utilizada principalmente pelos prestadores de serviços (desenvolvedores). Exemplos: Microsoft Azure, Google App Engine.

    SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço: representa os serviços de mais alto nível disponibilizados em uma nuvem. Exemplo: Google Docs, Microsoft SharePoint Online, Office 365, One Drive, Google Drive, Dropbox.

    Fonte: Aulas do Prof. Victor Dalton

    Gab. C

  • IaaS = Infraestrutura como serviço - oferece serviços: Hardware.

    SaaS = Sou eu --> Usuário final utilizando um "app" já desenvolvido.

    PaaS = Plataforma --> ambiente para trabalho dos desenvolvedores de aplicativos.

  • SaaS é o modelo mais simples de todos, pois abstrai praticamente tudo para o usuário e permite que ele apenas use as funcionalidades de um sistema de modo a cumprir um objetivo muito específico. A facilidade é que dispensa instalação, ambiente para execução, manutenção e upgrades. Da parte do contratante, envolve apenas um cadastro para usar.

    PaaS plataformas como um serviço oferecem um ambiente de desenvolvimento para que o contratante se preocupe em criar suas próprias aplicações. Ou seja, apresentam a infraestrutura, os servidores, ferramentas, bibliotecas e bancos de dados para que as empresas apenas foquem em seus próprios sistemas — os dados e apps são a única responsabilidade do usuário.

    IaaS modelo de infraestrutura como um serviço abstrai os servidores, componentes de armazenamento, o espaço físico e a rede. Contudo, os sistemas operacionais, o banco de dados e os apps são responsabilidade das contratantes. Ou seja, o usuário cuida do middleware e da execução, enquanto as partes mais pesadas referentes aos servidores, processamento e memória ficam por conta do provedor.

    DaaS Desktop como um serviço é uma máquina virtual oferecida na cloud. Esse modelo é essencialmente baseado na ideia de virtualização que apresentei no primeiro tópico: instâncias virtuais criadas a partir de um único hardware. Assim, a empresa contratante dispõe de imagens desktop para uso livre e para criação e administração de seus dados e apps.

    XaaS Para catalogar todas essas siglas que defini e muitas outras que continuam surgindo, existe um termo genérico que capta a essência do que é a computação sob demanda: o XaaS. Basicamente, representa “tudo como um serviço”, ou seja, um modelo que oferece qualquer função ou recurso para uso e pagamento de acordo com a necessidade, de forma escalável, com recursos reforçados de segurança.

  • SaaS – Software as a Service. 

  • GAB-C

    SaaS – Software as a Service.  

    Por fim, o SaaS é bastante recomendado para:

    pequenas empresas, que não podem gastar com a compra de licenças;

    trabalhos que durem apenas um curto período de tempo;

    necessidades de acesso remoto aos aplicativos, como no caso de softwares de CRM ou de gestão de redes sociais.

    VAI COMEÇAR A ESTUDAR OU VAI FICAR ENROLANDO NO TIC-TOC??