SóProvas


ID
5495953
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Brasil e México são dois países de destaque no cenário latino-americano, apresentando semelhanças quanto à formação histórica e socioeconômica. Sobre suas semelhanças no campo econômico, analise as alternativas a seguir:


I – Na década de 1990, Brasil e México passaram a integrar blocos econômicos regionais, que tinham objetivos bem limitados, tendo-se restringido, em ambos os casos, a zonas de livre-comércio.

II – Os dois países são considerados global traders, ou seja, possuem uma grande variedade de parceiros comerciais, apesar do protagonismo ocupado pela China como o principal destino de suas exportações.

III – Em ambos os países, o processo de industrialização pós-Segunda Guerra Mundial teve por base o tripé: capital estatal, investimento nacional e investimento estrangeiro.

IV – Após a década de 1980, marcada pela crise da dívida externa e elevada inflação, ambos os países iniciaram, nos anos 1990, processos de estabilização econômica e de abertura a produtos e capitais estrangeiros.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima

Alternativas
Comentários
  • I- Falso. Na década de 90, Brasil e México passaram sim a integrar blocos econômicos, mas com objetivos e níveis de integração diferentes, o México passou a integrar o NAFTA e o Brasil, o Mercosul. O primeiro é até hoje uma zona de livre comércio, já o segundo, é uma união aduaneira imperfeita.

    II- Falso. O Brasil é considerado sim um global trader, pelo seu multilateralismo comercial e importância no abastecimento de gêneros agrícolas em diversas partes do globo, atualmente, seu maior parceiro comercial é a China. Porém, isso não se estende ao México, que não é um global trader e seu principal parceiro comercial é os EUA.

    III- Verdadeiro. Tomando como base os governos populistas e os da ditadura militar, percebemos que o investimento nacional (obras faraônicas, como a ponte Rio-Niterói e a usina binacional de Itaipu) e investimentos estrangeiros (criação da CSN pós segunda guerra) podemos considerar a assertiva correta.

    IV- Verdadeiro. A onda do neoliberalismo foi forte na América Latina na década de 90, com a necessidade cada vez maior de abertura da economia, o que justifica a criação de blocos econômicos nessa mesma época, sendo uma resposta ao esgotamento do modelo de ''substituição de importações''

    Letra E!

    EsPCEx 2023.