SóProvas


ID
5495974
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Uma professora de Geografia aproveitou o dia 20 de junho de 2020 (solstício de verão no Hemisfério Norte), para discutir a diferente distribuição da insolação na superfície da Terra. Para tanto, apresentou à turma o horário do nascer do sol, naquele dia, em três cidades brasileiras: Recife (5h31); Belo Horizonte (6h29); e Brasília (6h37). Em seguida, questionou a turma sobre quais fatores melhor explicariam essas variações de horário, ao que obteve as seguintes respostas:


JOSÉ – “Um fator fundamental foi a latitude. Nessa data no Hemisfério Sul, mantida a mesma longitude, o sol tende a nascer mais cedo nas regiões de menor latitude”.

MARIA – “Para mim o que é determinante é a estação do ano! Se estivéssemos no mês de dezembro, por exemplo, esses horários seriam outros!”.

ANA – “Não podemos esquecer a longitude. De forma geral, no Brasil, as cidades situadas mais a leste tendem a ver o nascer do sol primeiro”.

BRUNO – “Para mim, a altitude teve um papel fundamental. Não à toa, das cidades citadas, Recife possui a menor altitude; e Brasília, a maior”.


Pode-se afirmar que são plausíveis apenas os argumentos apresentados por

Alternativas
Comentários
  • a Maria está certa pois existem dois Solstícios: o de 21 de junho e o de 21 de dezembro

    no 21 de junho:

    o inicio do verão é no hemisfério Norte e o inicio do inverno no hemisfério Sul

    (como a questão deu) em Recife o Sol nasce 5h31

    no 21 de dezembro:

    o inicio do verão é no hemisfério Sul e o inicio do inverno no hemisfério Norte

    já aqui, em Recife o Sol nasce mais tarde e o horário seria outro, por ex: 6h31

  • A questão acima tem como tema as variações de horário no nascer do Sol para diferentes localidades do território brasileiro.

    No enunciado, temos quatro argumentos que citam os fatores que interferem na variação de horários do nascer do Sol nas localidades citadas, em que o candidato precisa julgar pra ver se as afirmações tem sentido e explicam esses diferentes horários.
    Feita a explicação prévia do que é pedido na questão, vamos analisar as afirmativas:

    José - "Um fator fundamental foi a latitude. Nessa data no Hemisfério Sul mantida a mesma longitude, o sol tende a nascer mais cedo nas regiões de menor latitude"

    A afirmação de José está correta. Pois a latitude, que é a distância em graus de um determinado lugar em relação à Linha do Equador, interfere no horário do nascer do Sol. Isso ocorre, pois graças ao eixo de inclinação do Planeta, lugares com menores latitudes tendem a receber a radiação solar de forma perpendicular, ou seja, ela vai ser mais intensa em regiões próximas à linha do Equador. Em determinadas épocas do ano (como no Solstício de inverno no Hemisfério Sul), os lugares de menores latitudes serão mais iluminados por conta de sua posição no globo, fazendo com que o nascer do Sol de Recife (lugar de menor latitude) ocorra mais cedo que o nascer do Sol de Belo Horizonte e Brasília.
    Maria - "Para mim o que é determinante é a estação do ano! Se estivéssemos no mês de dezembro, por exemplo, esses horários seriam outros!"

    A afirmação de Maria está certa. Como no Hemisfério Sul é inverno, momento que ocorreu as afirmações, os dias duram menos tempo que as noites, uma vez que o Sol está iluminando com maior intensidade a região mais próxima do Trópico de Câncer. Quando a situação inverte, a duração dos dias e noites mudam, pois a posição do Sol frente ao Planeta se altera, o que gera uma iluminação solar de intensidade diferente, gerando mudanças no horário do nascer e pôr do Sol.
    Ana - "Não podemos esquecer a longitude. De forma geral, no Brasil, as cidades situadas mais a leste tendem a ver o nascer do sol primeiro".

    A afirmação de Ana também está correta. Dentre as cidades citadas, Recife é a localidade que está mais ao Leste, portanto tem a menor longitude. Seu nascer do Sol ocorre mais cedo porque é a cidade que está mais ao oriente, em que isso ocorre por conta do sentido do movimento de rotação que gira de Oeste para Leste. Nesse sentido, é importante destacar que o Sol nasce a Leste e se põe a Oeste, e sendo assim, lugares mais orientais terão o nascer do Sol acontecendo mais cedo.
    Bruno - "Para mim, a altitude teve um papel fundamental. Não à toa, das cidades citadas, Recife possui a menor altitude; e Brasília a maior"
    A afirmação de Bruno está errada. Pois a altitude, que é a distância vertical de uma localidade em relação ao nível do mar, influencia somente no clima, já que em áreas mais próximas do litoral retém mais gases condutores de calor, influenciando na temperatura. Ou seja, é um fator climático, e não um fator astronômico.
    Como José, Maria e Ana estão certos, a alternativa correta é a Letra D.

    Gabarito do Professor: Letra D.