SóProvas


ID
549640
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A tecnologia para remediação de solos e águas subterrâneas que injeta ar na zona saturada do solo, com o objetivo de promover a passagem do contaminante da fase líquida para a fase gasosa, é denominada

Alternativas
Comentários
  • O sistema Air Sparging (AS) é uma tecnologia de remediação ‘in situ’ aplicada à zona saturada, enquanto o sistema de extração de vapores no solo (SVE) é empregado na zona não saturada. Juntos atuam na redução e remoção da concentração dos constituintes voláteis e semivoláteis dos hidrocarbonetos de petróleo dissolvidos na água subterrânea e adsorvidos no solo saturado.

    Letra A

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

  • Air Stripping: é uma tecnologia EX SITU, em que  se ultiliza ar relativamente limpo para remover COVs dissolvidos na água, transferindo-os paraa fase gasosa. A água subterrênea contaminada é bombeada para o topo de uma coluna, e simultaneamente, ar limpo é soprado na base da mesma. Assim, a corrente de água contaminada é misturada com ar descontaminado, e esse contato faz com que o ar remova as substâncias orgânicas dissolvidas na água.

    Pump and treat (bombeamento e tratamento/ controle hidráulico): Processo físico de extração de águas contaminadas da zona SATURADA, através de poços de extração, e seu tratamento acima do solo EX SITU. É um dos sistemas de tratamento de aquíferos mais utilizado atualmente e consiste no bombeamento da água subsuperficial contaminada com LNAPL (líquido leve menos denso que a água) à superfície para posterior tratamento externo de remoção de contaminantes (USEPA, 1996). Esse sistema vem sendo adotado desde a década de 1980 nos EUA e consiste em instalar poços de bombeamento de maneira estratégica, buscando interceptar a pluma de LNAPL (líquido leve menos denso que a água), de modo a conter a migração e reduzir as concentrações do contaminante (USEPA, 1996). Após o bombeamento, a água passa pela caixa separadora de água e óleo (SAO) que contém três compartimentos nos quais grande parte dos contaminantes fica retida, sendo, em seguida, filtrada por carvão ativado para tratamento em superfície, e uma vez tratada é conduzida para poços de reinjeção.

    Soil Flushing: é uma tecnologia de remediação IN SITU, que consiste em produzir um fluxo de uma solução de lavagem no subsolo, atrvavés da injeção de fluidos - água ou solução básica ou ácida - pelas cavidades situadas no subsolo, que move os contaminantes paradeterminada área de onde são retirados.

    Soil Washing: tecnologia de remediação EX SITU, em que solos contaminados são escavados, removidos do local original, tratados fisicamente na superficie e misturados com aditivos preparados para remover os contaminantes.