SóProvas


ID
5497018
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em outubro de 1930 explodiu uma revolução que levou ao poder um tenente chamado Getúlio Vargas. Os revolucionários de 1930, logo após a tomada do poder político, passaram a se auto denominar de uma “nova república”. Assim a república anterior ganhou o apelido de “velha”. As principais diferenças que os revolucionários demarcaram entre seu presente e o passado da antiga república são a mudança do voto

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    No entanto essa afirmativa ainda está errada. A afirmação: e para pessoas alfabetizadas para o voto secreto, mas ainda masculino e para pessoas alfabetizadas. A partir de 1932 por via do Decreto Lei 21;076 que institui a Justiça Eleitoral passa a prever o sufrágio feminino. Em 1934 essa previsão ganha qualidade de norma constitucional. Portanto não é correto afirmar que Vargas se opunha ao voto feminino.

    Fontes: https://www.camara.leg.br/internet/agencia/infograficos-html5/a-conquista-do-voto-feminino/index.html

  • ERRADAMENTE

    GAB-C

    A partir de 1932 por via do Decreto Lei 21;076 que institui a Justiça Eleitoral passa a prever o sufrágio feminino. Em 1934 essa previsão ganha qualidade de norma constitucional. Portanto não é correto afirmar que Vargas se opunha ao voto feminino.

    JÁ RESPONDI VÁRIAS E JUSTIFIQUEI. ESSE Q CONCURSO TA DE SACAGEM. VAMOS TODOS PARA O TEC.CONCURSO, MUITO MELHOR.

  • Exatamente, o voto feminino foi aprovado por decreto em 1932 e incluído na constituição de 1934 e mantido nas demais.