SóProvas


ID
5497714
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Acerca da inspeção higiênico-sanitária ante mortem, dos animais de corte e em conformidade com capítulo I, seção I do Decreto da Presidência da República nº 9.013, de 29 de março de 2017, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) o exame ante mortem dos animais deve ser realizado após 48 horas da chegada dos animais no estabelecimento de abate.

    errado. Art 90,§ 4º O exame ante mortem deve ser realizado no menor intervalo de tempo possível após a chegada dos animais no estabelecimento de abate.

    § 5 º O exame será repetido caso decorra período superior a vinte e quatro horas entre a primeira avaliação e o momento do abate

    B)a avaliação documental dos animais destinados ao abate não constitui parte integrante do exame ante mortem.

    errado.Art. 86. Por ocasião do recebimento e do desembarque dos animais, o estabelecimento deve verificar os documentos de trânsito previstos em normas específicas, com vistas a assegurar a procedência dos animais. Parágrafo único. É vedado o abate de animais desacompanhados de documentos de trânsito.

    Art. 89. O estabelecimento deve apresentar, previamente ao abate, a programação de abate e a documentação referente à identificação, ao manejo e à procedência dos lotes e as demais informações previstas em legislação específica para a verificação das condições físicas e sanitárias dos animais pelo SIF.

    C)o lote de animais no qual se verifique qualquer caso de morte natural só deve ser abatido depois do resultado da necropsia.

    correto. Art 97,§ 1º O lote de animais no qual se verifique qualquer caso de morte natural só deve ser abatido depois do resultado da necropsia

    D)o animal em cujo exame ante mortem forem constatados casos isolados de doenças não contagiosas que permitam o aproveitamento condicional ou impliquem a condenação total deve ser abatido antes dos demais animais do mesmo lote.

    errado Art. 93. Quando no exame ante mortem forem constatados casos isolados de doenças não contagiosas que permitam o aproveitamento condicional ou impliquem a condenação total do animal, este deve ser abatido por último ou em instalações específicas para este fim.