Gabarito: A
A tecnologia WirelessMAN foi projetada nas camadas física e enlace, esta última estando subdividida em três subcamadas distintas: SS-CS (Service Specific Convergence Sublayer, CPS (Common Part Sublayer) e subcamada de segurança (Securty Sublyer).
A tecnologia IEEE 802.16 foi projetada para cobrir grandes distâncias geográficas, com altas taxas de transmissão, utilizando aplicações ponto-a-multiponto, isto é, atendendo a centenas de usuários com diferentes demandas de tráfego (dados, voz e ví- deo)...Estas caracteríticas exigem que a camada de acesso ao meio seja flexível para suportar diferentes fluxos de tráfegos, eficiênte para atender um elevado número de usuários e robusta para suportar tanto tráfego contínuo quanto em rajadas, garantindo a qualidade destes serviços (QoS). Para atender essas necessidades o grupo IEEE projetou a camada de enlace em três subcamadas: Subcamada de Convergência de Serviços Específicos, Subcamada Comum e Subcamada de Segurança.
A subcamada de convergência de serviços específicos realiza a interface entre as camadas de mais alto nível com a subcamada comum de acesso ao meio, utilizando o ponto de serviço de acesso CS (Service Access Point - CS SAP).
O padrão IEEE 802.16 define dois mapas de serviços para convergência das informações:
• Serviço de encapsulamento de células ATM;
• Serviço de encapsulamento de pacotes, definida para mapear serviços de pacotes como o IPv4, IPv6, entre outros.
A função principal desta subcamada é classificar as unidades de serviços de dados SDUs (Service Data Units) para a apropriada conexão MAC, preservando ou habilitando QoS e alocação de largura de banda. O mapeamento pode ser realizado de várias formas, dependendo do tipo de serviço associado. Esta subcamada também pode realizar funções mais sofisticadas, tal como, supressão/reconstrução do cabeçalho ou dados para aumentar a eficiência do enlace [Eklund et al. 2002].
Fonte: http://www.lbd.dcc.ufmg.br/colecoes/errc/2006/016.pdf (página 15)
a) apresenta a subcamada de convergência de serviços específicos em sua camada de enlace de dados, que define a interface para camada de rede, oferecendo suporte a protocolos baseado em pacotes, e ao ATM.
CORRETA. A camada de enlace é dividida em 3 subcamadas:
1) segurança: responsável pela Autenticação, Criptografia e Gerenciamento de Chaves;
2) mac: oferece QoS. Responsável pelo gerenciamento de canais. Orientada a conexões;
3) convergência específica de serviços: define a interface para a camada de rede: IP, ATM, etc...
b) apresenta quatro classes de serviço, em sua subcamada MAC, porém nenhuma delas destinada à taxa de bits constante, utilizada para transmissão de voz não compactada, por exemplo.
ERRADA. Apresenta 4 classes de serviço (a saber: 1) taxa de bits constante; 2) taxa de bits variável em tempo real; 3) taxa de bits variável offline; 4) best-effort). A classe 2 (taxa de bits variável em tempo real) é destinada para aplicações multimídia, como VoIP e streaming.
c) apresenta o padrão OFDM como uma das opções em sua camada física, de forma a evitar a utilização de um esquema de modulação adaptativa.
ERRADA. Existe a ocorrência de modulação adaptativa em redes WiMAX. Quanto maior a distância, menor a taxa de transmissão (modulação de ordem mais baixa). Para hosts próximos (ou com sinal alto), a modulação pode ser QAM-16 ou QAM-64.
d) opera apenas nas bandas ISM (Instrumentation, Scientific & Medical) não licenciadas, sendo um dos fatores responsáveis por sua grande disseminação.
ERRADA. Não opera na banda ISM. Opera na banda 2,5GHz ou 3,5GHz. Uma das bandas ISM é 2,4GHz (onde funcionam as redes 802.11 e Bluetooth).
e) suporta apenas a alocação de banda através da duplexação por divisão de tempo (TDD), não suportando a alocação por divisão de frequência (FDD).
ERRADA. Suporta TDD (half-duplex) ou FDD (full-duplex)