A) Biotina.
Incorreta. Conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8, a biotina pertence ao grupo das vitaminas hidrossolúveis, e tem como função neutralizar o colesterol responsável pela aterosclerose.
Essa vitamina ajuda o corpo a queimar os carboidratos e as gorduras, transformando-os em energia e sua deficiência pode gerar dores musculares, falta de apetite, flacidez muscular, depressão, ressecamento da pele, e enfraquecimento dos cabelos e das unhas.
Fontes alimentares: arroz, soja, nozes, ovos, carnes e leite.
Benefícios: ajuda no sistema imunológico, sistema nervoso e produção de glóbulos vermelhos.
B) Ácido pantotênico.
Incorreta. É encontrado amplamente na natureza e nas diversas funções do organismo. As bactérias intestinais sintetizam quantidades consideráveis.
Funções: transformação de energia de gorduras, proteínas e carboidratos para a produção de substâncias essenciais no corpo, incluindo hormônios e ácidos graxos.
Carência: doenças neurológicas, cefaleia, cãibras e náuseas.
Excesso: não existe toxicidade conhecida.
Fontes alimentares: fígado, rim, gema do ovo, leite, gérmen de trigo, amendoim, nozes, cereais integrais e abacate.
C) Cobalamina.
Conhecida como vitamina B12. É um composto vermelho, cristalino, de alto peso molecular com um único átomo de cobalto no seu núcleo.
Funções: age como coenzima ligada ao metabolismo dos aminoácidos e à formação da porção heme da hemoglobina. Fundamental para a fabricação de DNA e RNA. Formação de células vermelhas do sangue.
Carência: anemia perniciosa, anemia megaloblástica e distúrbios gastrointestinais.
Excesso: não existe toxicidade conhecida.
Fontes alimentares: produtos de origem animal, fígado, rim, carne magra, leite, ovos, queijo e leveduras.
D) Ácido ascórbico.
Correta.
E) Folato
Incorreta. É conhecido como ácido fólico e é encontrado nos alimentos na forma química de ácido pteroilglutâmico. É absorvido no intestino delgado. A flora bacteriana intestinal sintetiza folato.
Funções: age como coenzima no metabolismo dos carboidratos. Mantém a função do sistema imunológico. Em conjunto com a vitamina B12, está presente na síntese de DNA e RNA e participa na formação e maturação de células do sangue.
Deficiência: anemia megaloblástica, lesões de mucosas, má formação do tubo neural, problemas de crescimento, transtornos gastrointestinais e alterações na morfologia nuclear celular.
Excesso: não existe toxicidade conhecida.
Fontes alimentares: vegetais folhosos verdes, fígado, beterraba, gérmen de trigo, careais matinais vitaminados, nozes, amendoim, grãos e leguminosas.
Gabarito: D.
A questão avalia do aluno conhecimentos sobre vitaminas. Vamos a análise das alternativas:
A) ERRADO – a biotina (vitamina B7) é uma vitamina hidrossolúvel que atua como cofator essencial de enzimas do metabolismo intermediário e como regulador da expressão gênica. Sua deficiência está relacionada a queda de cabelo e sintomas neurológicos como depressão, letargia, alucinações, dormência das extremidades, ataxia e convulsões. As principais fontes de biotina são ovos, peixes, carnes vermelhas, leite e nozes.
B) ERRADO – o ácido pantotênico (vitamina B5) é uma vitamina hidrossolúvel que atua como precursora na biossíntese da coenzima A. A coenzima A é essencial para uma variedade de reações bioquímicas, como produção de energia a partir de carboidratos e gorduras, síntese de colesterol, hormônios, neurotransmissores e hemoglobina. Sua deficiência é rara e está relacionada a cefaleia, fadiga, insônia, dormência das extremidades. As principais fontes de ácido pantotênico são derivados do leite, ovos, carnes e abacate.
C) ERRADO – a cobalamina (vitamina B12) é uma vitamina hidrossolúvel indispensável para a produção de hemoglobina. Além disso, também está envolvida no funcionamento do sistema nervoso. Sua deficiência está relacionada a sintomas gastrointestinais, como perda de apetite e constipação intestinal, e a sintomas neurológicos, como dormência e formigamento nas mãos e, mais comumente, nos pés, dificuldade para caminhar, perda de memória e desorientação. A vitamina B12 é encontrada apenas em alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e leite e derivados.
D) CERTO – o ácido ascórbico (vitamina C) é uma vitamina hidrossolúvel encontrada em frutas como acerola, laranja, limão, morango e kiwi.
E) ERRADO – o folato (vitamina B9) é uma vitamina hidrossolúvel essencial para síntese de DNA e crescimento e reparação celular. Além disso, atua no metabolismo de aminoácidos, na formação de células sanguíneas e de constituintes do sistema nervoso. Sua deficiência causa anemia megaloblástica e má formação do tubo neural de fetos. As principais fontes de folato são leguminosas (feijões, lentilha e ervilha) e vegetais verdes (couve, espinafre, quiabo).
Gabarito do Professor: LETRA D