SóProvas


ID
5501962
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.
O ______________ é a energia gasta pelo indivíduo ao acordar pela manhã, em estado ________________ (jejum de 10 a 12 h), em repouso de no mínimo 30 min, em estado de vigília, na posição de decúbito dorsal, em ambiente confortável e termoneutro. Ele normalmente varia de 0,8 a 1,43 kcal/min, no homem e na mulher saudável, e está mais associado à massa corporal ____________. Em indivíduos sedentários, equivale a aproximadamente 60% do ______________. 

Alternativas
Comentários
  • Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. O GASTO ENERGÉTICO BASAL é a energia gasta pelo indivíduo ao acordar pela manhã, em estado PÓSABSORTIVO (jejum de 10 a 12 h), em repouso de no mínimo 30 min, em estado de vigília, na posição de decúbito dorsal, em ambiente confortável e termoneutro. Ele normalmente varia de 0,8 a 1,43 kcal/min, no homem e na mulher saudável, e está mais associado à massa corporal MAGRA. Em indivíduos sedentários, equivale a aproximadamente 60% do GASTO ENERGÉTICO TOTAL (GET).

    Gabarito: B.

  • Trata-se de questão que exige do candidato conhecimentos acerca do gasto energético.

    O gasto energético total (GET) pode ser definido como o conjunto de reações químicas necessárias para a oxidação e combustão dos nutrientes, na presença de oxigênio, resultando em dióxido de carbono, água e calor. O GET inclui três componentes: o gasto energético basal (GEB), a termogênese da atividade física (TAF) e a termogênese induzida pela dieta (TID).

    O GEB é o principal componente do GET, correspondendo de 60 a 75% do seu valor total. Constitui a energia requerida para manutenção das funções fisiológicas vitais (respiração, batimentos cardíacos, contração e função muscular, por exemplo). Quanto maior a massa tecidual total do indivíduo, maior o GEB; porém, a massa livre de gordura contribui de forma mais expressiva que o tecido adiposo. Dentre a massa livre de gordura, os órgãos mais metabolicamente ativos, como cérebro, coração, rins e fígado, influenciam mais que o tecido muscular no GEB. O GEB deve ser medido logo que o indivíduo desperte pela manhã, em decúbito dorsal e em jejum de 10 a 12 horas.

    Um dos métodos que pode ser utilizado para aferir o GEB é a calorimetria indireta (CI). A CI é um método confiável, não-invasivo e de fácil execução. Baseia-se no princípio de mensuração de trocas gasosas pulmonares do indivíduo, ou seja, considera o volume de oxigênio consumido (VO2) e o volume de dióxido de carbono produzido (VCO2).

    Portanto, a opção que completa corretamente as lacunas é a LETRA B.

    Gabarito do Professor: LETRA B
  • O que bagunçou a compreensão foram os termos pós-absortivo e pré-absortivo, não é mesmo? O período pós-absortivo incia-se 4h após a alimentação e evolui para o jejum. Período pré-absortivo simplesmente não existe (rsrs), claro que fomos levados a associar essa pegadinha com os períodos já bem estudados pré-prandial e pós-prandial.

    Mas tá valendo... Que os erros nos gerem aprendizado e não angústia !!!