SóProvas


ID
5501968
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Paciente feminina, 52 anos, após passar por consulta médica de rotina, foi diagnosticada com carência nutricional. Ela apresentou sinais precoces, que se caracterizaram por: asa do nariz com “rachaduras”, assim como o canto da boca e os olhos (fissuras e ulcerações da pele em áreas de pregueamento). Assinale a alternativa que representa corretamente o caso descrito. 

Alternativas
Comentários
  • A) Carência de vitamina C. 

    Incorreta. O quadro de deficiência de ácido ascórbico caracteriza-se por: hemorragias não relacionadas com anormalidades hematológicas (o defeito primário estaria nas paredes vasculares) — gengivas esponjosas e sangrantes, bolsões de sangue (hematomas) sob a pele e subperiósticos; dificuldade de cicatrização e perda de resistência às infecções, perda de peso, dores ósseas (principalmente em crianças) e anemia. Caracteriza o quadro uma melhora dramática com o tratamento pela vitamina C. Fontes naturais: frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina, pomelo, outras frutas como goiaba, araçá, caju, acerola, morango, camu-camu, melão, banana, tomate e verduras cruas, pimentão, batata-doce, melão, outras. Tratamento — Vitamina C, demais vitaminas e complexo B e dieta balanceada.

    B) Carência de complexo B.

    Correta. Para ser mais exato, Riboflavina (Vitamina B2).

    C) Anemia ferropriva. 

    Incorreta. Esse tipo de anemia faz parte do grupo das anemias hemolíticas que têm como anormalidade comum a diminuição da vida média dos glóbulos vermelhos. Geralmente, a falta de ferro ocorre por deficiência na ingesta, porém pode ocorrer por perda crônica de sangue ou por defeitos de absorção.

    Os sintomas são típicos e incluem palidez, cansaço, falta de apetite, apatia, palpitações e taquicardia.

    D) Carência de iodo.

    A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível – bócio (crescimento da glândula tireoide).

    Na deficiência leve ou moderada de iodo, a glândula tireoide, influenciada pelo hormônio tireoestimulante (TSH), hipertrofia-se para concentrar o iodo nela mesma, resultando em bócio coloide. Em geral, o paciente permanece eutireoideo; no entanto, a deficiência grave de iodo em adultos pode causar hipotireoidismo (mixedema endêmico). Pode diminuir a fertilidade e aumentar o risco de parto de criança morta, aborto espontâneo e mortalidade pré-natal e do lactente.

    E) Carência de vitamina A. 

    Incorreta. O quadro de deficiência concretiza-se principalmente por: deficiente acomodação à visão noturna (Nictalopia — cegueira noturna; espessamento e queratinização da córnea; áreas de amolecimento da córnea (xerotomalácia); reações inflamatórias das conjuntivas; sequidão, escamação e crescimento de pápulas junto aos folículos pilosos (ceratose folicular); alterações descamativas das mucosas, principalmente brônquicas, com predisposição à pneumonia. Principais fontes naturais de vitamina A ou de caroteno (provitamina): extratos oleosos de fígado de peixes, como o atum ou bacalhau, fígado de outros animais, pequi, dendê, pupunha, batata-doce, cenoura, folhas verdes (couve, espinafre, outras), abóbora, tomate, margarina, manteiga, leite e queijos gordurosos, ovos (gema), banana.

    Gabarito: B.

  • Trata-se de questão que avalia do candidato conhecimentos acerca de carências nutricionais. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – a carência de vitamina C está relacionada com quadros de hemorragia subcutânea, prejuízo na cicatrização, perda de cabelo e de dentes e dor e edema em articulações.

    B) CERTO – especificamente a carência de riboflavina (vitamina B2) causa sintomas como os descritos no enunciado da questão.

    C) ERRADO – a anemia é a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está reduzido, como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais. A anemia ferropriva é causada pela deficiência de ferro. Os sintomas incluem fadiga, palidez e dispneia ao esforço.

    D) ERRADO – a carência de iodo está relacionada a atraso do desenvolvimento mental, hipotireoidismo e aumento do volume da tireoide (bócio), anormalidades no crescimento e desenvolvimento.

    E) ERRADO – a carência de vitamina A está relacionada com o aumento de susceptibilidade de infecções, com desordens de pele e de tireoide, além de alterações na visão, como cegueira noturna, xeroftalmia, úlceras de córnea e cegueira. 

    Gabarito do Professor: LETRA B