SóProvas


ID
5502775
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que está relacionada à primeira década de ditadura militar no Brasil (1964-1974).

Alternativas
Comentários
  • Estímulo à criação de um complexo médico industrial com elevadas taxas de acumulação de capital nas grandes empresas produtoras de medicamentos e equipamentos.

    Gabarito letra E

    Bons estudos!

    #estudaqueavidamuda

  • Estímulo à criação de um complexo médicoindustrial com elevadas taxas de acumulação de capital nas grandes empresas produtoras de medicamentos e equipamentos, letra E.

  • GAB-E

    Estímulo à criação de um complexo médicoindustrial com elevadas taxas de acumulação de capital nas grandes empresas produtoras de medicamentos e equipamentos

     O período foi marcado por construções faraônicas..

    Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/obras-de-infraestrutura-do-brasil-na-ditadura/

    Algumas das grandes obras do século 20 foram feitas no Brasil, e o ano de 1969 marcou o início com a Ponte Rio-Niterói, ainda a mais longa do Hemisfério Sul. Em 1974 veio a Hidrelétrica de Itaipu Binacional, a maior geradora de energia do mundo, à frente da chinesa Três Gargantas, e a Transamazônica. 

    ESTUDE, ENQUANTO OUTROS ESTÃO NA FARRA!!!!

  • A política de saúde pública durante o regime militar foi de incentivo à privatização da saúde. Durante a ditadura militar decresceu o quantitativo de atendimentos em saúde pública . O acesso à saúde somente era fornecido àqueles que estivessem empregados com as carteiras de trabalho assinadas. 

    A alternativa para aqueles não possuíssem um trabalho com “carteira assinada" era procurar por instituições privadas ou de caridade, de acordo com suas posses. O trabalhador se dirigiria às clinicas do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e seus conveniados. O atendimento seria oferecido a ele e aos seus dependentes. Grande parte dos atendimentos eram realizados nas clínicas conveniadas. O governo federal repassava os recursos públicos para o pagamento do tratamento. Dessa forma, havia uma migração do dinheiro público para as instituições privadas. A saúde privada passou a ser um negócio de alta rentabilidade. 

    A questão demanda um conhecimento histórico na área da saúde. A indicação bibliográfica para este assunto poder ser encontrada no livro “Na corda bamba de sombrinha: a saúde no fio da história" de Carlos Fidelis Pontes e Ialê Faleiros. 

    A) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois os Institutos de Aposentadorias e Pensões foram criados no primeiro governo de Getúlio Vargas. Os IAPS eram geridos pelos trabalhadores das empresas e ofereciam aposentadoria, remédios e assistência médica aos seus associados. 

    B) CORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as primeiras atividades sanitárias no Brasil surgiram entre os séculos XVIII e XIX. A polícia sanitária ganhou ênfase no ano de 1903 com o objetivo de conter a epidemia de febre amarela. As medidas da polícia sanitária eram rigorosas, com multas e até mesmo intimações para imóveis insalubres, chegando à convocações para reforma ou até mesmo intimação para demolição. 

    C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a técnica de vacinação contra a varíola utilizando as pústulas de vitelos previamente inoculados foi trazida para o Brasil no ano de 1859 por Joaquim Manuel de Macedo e por Joaquim Norberto de Souza e Silva. Esta vacina foi desenvolvida na Inglaterra por Edward Jenner e trazida para o Brasil por ordem de D. Pedro II. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta já que a Diretoria Geral de Saúde Pública foi criada pelo decreto n° 2449 de 1° de fevereiro de 1897. Seu objetivo era estudar a natureza, tratamento e a profilaxia das moléstias transmissíveis. Além disso, esta diretoria também era responsável pela fiscalização sanitária dos portos e, pela organização das estatísticas demográficas sanitárias. 

    E) CORRETA- Esta afirmativa está correta na medida em que a atenção à saúde não era considerada um direito. Sendo assim, os atendimentos somente eram feitos pelo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e por seus conveniados. Uma boa parte destes atendimentos era feito em clínicas privadas que eram pagas com os recursos do governo federal. Os trabalhadores, para serem atendidos, precisavam ter carteira assinada. Caso não possuíssem precisavam arcar com os custos do seu tratamento. A não universalização do acesso à saúde favoreceu as empresas de medicina privada, bem como as empresas de medicamentos e equipamentos. 


    Gabarito do Professor: Letra E.