SóProvas


ID
5503519
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca dos programas de navegação Mozilla Firefox e Google Chrome, em suas últimas versões, no idioma português, de noções de vírus, worms e pragas virtuais e de procedimentos de segurança da informação, julgue o item. 


Backups são eficazes na proteção de dados em caso de falha ou perda de dispositivos, mas são ineficazes contra a ação de ransomwares

Alternativas
Comentários
  • Backups são aliados contra ataques de ransomwares, pois o pagamento do resgate não garante o acesso aos dados criptografados.

    Fonte: https://www.cisoadvisor.com.br/security-room-posts/backup-o-aliado-contra-ataques-de-ransomware/

    https://cartilha.cert.br/ransomware/

  • Ransomware é um software de extorsão que pode bloquear o seu computador e depois exigir um resgate para desbloqueá-lo. ... Dependendo do tipo de ransomware, todo o sistema operacional ou apenas arquivos individuais são criptografados. Um resgate é, então, exigido das vítimas em questão.

  • Sim, os backkups são eficientes contra ataques de ransomware, contudo é preciso certificar que seja implementado e adotado da maneira certa para que seja eficiente de fato.

    Entre as práticas mais assertivas é o modelo 3-2-1-1-0, que consiste em ter três cópias diferentes dos dados, dois tipos distintos de mídia sendo um deles fora do local e outro com técnica air gap ou imutável, e apresentar zero erros após testes ou recuperação.

    Fonte: https://cryptoid.com.br/protecao-de-dados/um-bom-backup-e-a-solucao-contra-ransomware/

  • ransomware = sequestro de informações

    o hacker rouba alguma informação e cobra pelo resgate delas, mas se eu tiver feito o backup, azar o dele, pois a informação continua disponível para mim.

    Errado

  • Boa tarde, turma!

    "Mesmo as melhores medidas preventivas podem falhar, tornando ainda mais essencial a existência de um plano de contingência. No caso de um ransomware - software de extorsão que pode bloquear o seu computador e depois exigir um resgate para desbloqueá-lo - um plano de contingência consiste em ter um backup de seus dados." Logo, os backups são eficazes contra a ação dos ransomware, visto que criam uma cópia dos seus arquivos importantes reduzindo, assim, os efeitos desta ação.

    Adaptação,

    Eu

  • Não preciso pagar o "ransgate" (para lembrar que ransomware pede um resgate) se meus arquivos estão no backup.

  • [FF0000] WWW

  • Ransoware: Extorsão ou estelionato virtual.

    Ransom = resgate, torna inacessíveis os dados armazenados em equipamento e exige pagamento de um resgate para estabelecer o acesso ao usuário.

  • Errado: Se tiver o backup do arquivo que os hackers criptografaram, não haverá necessidade de pagar pelo resgate dos dados já que você mesmo poderá restaurá-los.

    Dracarys.

  • Muito subjetivo. Apesar de ter acertado. Mas fiquei com receio pelo seguinte: onde está esse backup? Na própria máquina? Em mídia externa? Quão está atualizado?

    Se o backup está na própria máquina não adiantou de nada ter backup. AHhhh mas backup não deve ser na máquina. Sim, concordo. Mas tem toloba que faz assim!

    Se o backup é mensal por exemplo, em uma empresa, e um dia antes do novo backup veio a criptografia de arquivos? A empresa "deixa pra lá" um mês de arquivo? Só quem irá dizer a relevância desses 29 dias de arquivos perdidos é o conselho/presidência da empresa.

    Em fim... Nenhum backup vai oferecer proteção 100%

  • Interpretação de texto.

    O backup serve para a perda de dados, correto? O que acontece com o ransomware? O ransomware é um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual Bitcoin, o que torna quase impossível rastrear o criminoso que pode vir a receber o valor. Este tipo de "vírus sequestrador" age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenham mais acesso...

    Bom, se você fizer backup, regularmente, dos seus dados, mesmo tendo perdendo eles para esse malware, poderá recuperá-los restaurando através do backup.

    Então, sim, eles são eficazes contra a ação de ransomwares

    GAB: E

  • RansonWare: Sequestra os arquivos do usuário para depois pedir resgate.

    Resumindo: Se você não é uma Instituição com dados sigilosos, e já tem o Backup dos seus dados, não pague nada ao Mala! Ele vai te cobrar pelo resgate.

    Lembra da Série de TV Fechada? Ranson?

  • pelo contrário

    são os melhores mecanismos de defesa contra esse malware

  • ERRADO

    Nenhum backup vai oferecer proteção 100%

    PARE DE COMER E VÁ TREINAR SEU FRANGO, TACF REPROVA VIU!!!RSRS

  • O backup não foi criado com a intensão de proteger contra malware porém resolve o problema a já que permite recuperar os arquivos. Para se livrar mesmo do ransomware precisa se tirá-lo e o backup não faz isso.

  • QUESTÃO SOBRE COMO SE PROTEGER DE RANSOMWARE

    CESPE (2018)- Um ataque de ransomware comumente ocorre por meio da exploração de vulnerabilidades de sistemas e protocolos; a forma mais eficaz de solucionar um ataque desse tipo e recuperar os dados “sequestrados” (criptografados) é a utilização de técnicas de quebra por força bruta da criptografia aplicada? ERRADO- Um ataque de ransomware começa pela exploração da vulnerabilidades de sistemas e protocolos, ou pela execução indevida do programa malicioso. Uma vez bem sucedido, um invasor remoto criptografa o disco rígido do computador, e alega que, caso receba um pagamento, ele irá liberar decifrar o disco. A questão é que não há garantias de que ele irá fazer isso. Além do mais, o ransomware costuma utilizar cifragens com algoritmos que dificilmente permitirão um ataque de força bruta bem sucedido. Na prática, usar a força bruta será enorme perda de tempo. O ideal, portanto, é evitar o ataque, e, caso sofra, ter backup dos dados. Confiar no sequestrador dificilmente levará a bons resultados.