SóProvas


ID
5506603
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Vacaria - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Inibidores de EPSPS, ALS e as auxinas sintéticas, aqui representados pelo glifosato, Ally e 2,4-D amina (agora substituído pelo Dicamba), respectivamente, são os três grupos de moléculas de amplo uso na agricultura brasileira. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o grupo químico aos modos e mecanismos de ação e sintomas de seu uso.


Coluna 1

1. Inibidores da ALS.

2. Inibidores do EPSPS.

3. Auxinas sintéticas.


Coluna 2

( ) Após a sua aplicação na planta, há acúmulo de cálcio no citoplasma das células e estímulo à produção de etileno, que promove a formação de enzimas que degradam a parede celular.

( ) Tem interferência no controle de entrada de carbono em determinada rota metabólica, que leva ao efeito secundário de redução drástica de sacarose, o que leva à redução da eficiência fotossintética.

( ) Plantas tratadas por esse grupo químico paralisam seu crescimento e posteriormente murcham.

( ) Atuam na rota da síntese de aminoácidos de cadeia ramificada valina, leucina e isoleucina, com reflexos na síntese de DNA.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    1. Inibidores da ALS - ocorre a não formação dos seguintes aminoácidos não ramificados: valina, leucina e isoleucina, levando a uma interrupção da síntese proteica e, dessa forma, interfere na síntese de DNA e no crescimento celular.

    2. Inibidores do EPSPS - são os inibidores de aminoácidos aromáticos e, logo após a aplicação, ocorre uma queda acentuada nos níveis de fenilalanina, tirosina e triptofano, assim as plantas param de crescer. 

    3. Auxinas sintéticas - a opção esta relacionada ao fato de estimularem a proliferação da grande maioria de tipos de células e atuarem sobre a parede celular do vegetal, promovendo sua distensão e consequentemente, o alongamento celular (crescimento).