SóProvas


ID
5507059
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o excerto a seguir. “As classes dominantes, sob liderança do bloco multinacional e associado, empreenderam uma campanha ideológica e político-militar em frentes diversas, através de uma série de instituições e organizações de classe, muitas das quais eram partes integrantes do sistema político populista.”
(DREIFUSS, René Armand. 1964: a Conquista do Estado–Ação Política, Poder e Golpe de Classe. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1986. p. 483.)
Relacionando as motivações do golpe militar de 1964 no Brasil, expostas no excerto, com a cultura política brasileira, assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • Durante a Guerra Fria os EUA patrocinaram diversas ditaduras na América Latina. O objetivo dessas ditaduras, em via de regra militares e personalistas, era conter o avanço de pautas sociais defendidas por comunistas internamente, o avanço da influência URSS, manutenção dos interesses do capital estadunidense e a criação de um bloco de defesa regional.

  • A e D corretas.

    A À época, o Estado brasileiro tentava aproximação com a China Comunista, o que pode ser facilmente verificável na condecoração que Jânio Quadros realizou a Ernesto Guevara (Che) e também na viagem que João Goulart realizou para aquele país.

    D Pode-se afirmar que o Golpe Militar não se realizou apenas por influências internas e exclusivamente brasileiras.

  • complementando:

    De 1966 a 1979 a legislação partidária no Brasil permitiu a existência de apenas dois partidos: Arena e MDB. A Arena congregava as forças que apoiavam o regime militar, reunindo políticos que antes estavam na UDN e PSD, enquanto o MDB era o partido de oposição ao governo, com representantes da esquerda, do antigo PTB e da ala mais progressista do PSD.

    Durante o regime militar, integrantes de partidos proibidos por lei, como o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), entre outros, também utilizaram o MDB como forma de protesto institucional contra o regime

    Fonte: Agência Câmara de Notícias

  • GAB-D

    Pode-se afirmar que o Golpe Militar não se realizou apenas por influências internas e exclusivamente brasileiras.

    O QUE SE ESPERA DE QUEM FAZ ESSAS QUESTÕES, É QUE TENHA O MINIMO DE CONHECIMENTO EM HÍSTÓRIA.

    RÍDICULO, PAGO A PLATAFORMA PARA FICAR ERRANDO A QUESTÃO. ESTÁ DE SACANAGEM COM QUEM ESTUDA PARA CONCURSO!

    GAB-A

    À época, o Estado brasileiro tentava aproximação com a China Comunista, o que pode ser facilmente verificável na condecoração que Jânio Quadros realizou a Ernesto Guevara (Che) e também na viagem que João Goulart realizou para aquele país.

  • Aos que dizem que a resposta correta é a letra "A", sugiro que leiam sobre a Política Externa Independente (PEI de San Tiago Dantas).

    Abraços.

  • A LETRA "D" ESTÁ CORRETA . OS ESTADOS UNIDOS ESTAVA APOIANDO O GOLPE DE 64.

  • À época, o Estado brasileiro tentava aproximação com a Cuba Comunista, o que pode ser facilmente verificável na condecoração que Jânio Quadros realizou a Ernesto Guevara (Che) e também na viagem que João Goulart realizou para aquele país.

    Acredito que seja esse o erro.

    Mas não tenho certeza.