-
GAB-A
Serra do Espinhaço.
SERRA DO MAR
SERRA DE PACARAIMA
ESTUDE PARA QUE AS NOVINHAS PEÇAM SEUS WATS. POIS ELAS SE AMARRAM EM CONCURSEIRO RAIZ.
-
A serra do Espinhaço pode ser considerada a única do , pois é singular em sua forma e formação. Há mais de um bilhão de anos em constante movimento, é uma cadeia de bastante longa e estreita, entrecortada por e .
ela é localizada no planalto Atlântico, estendendo-se pelos estado de Minhas Gerais e Bahia.
-
A serra do Espinhaço é uma cadeia montanhosa localizada no planalto Atlântico, estendendo-se pelos estados de Minas Gerais e Bahia. Seus terrenos são do Proterozoico e contêm jazidas de ferro, manganês, bauxita e ouro.
A serra do Espinhaço pode ser considerada a única cordilheira do Brasil, pois é singular em sua forma e formação. Há mais de um bilhão de anos em constante movimento, é uma cadeia de montanhas bastante longa e estreita, entrecortada por picos e vales.
-
A questão acima tem como tema as cordilheiras e suas características físicas e geológicas. Nela, o candidato precisa assinalar a alternativa que indique qual formação geológica brasileira que se aproxima de ser uma cordilheira.
Feito isso, vamos as alternativas abaixo:
Letra A - Correta. Formada há mais de 2,5 milhões de anos, a Serra do Espinhaço recebe a alcunha de "Cordilheira Brasileira" por conta das inúmeras serras, montanhas, morros e vales existentes ao longo de seus 1000 km.
Letra B - Incorreta, pois a Chapada dos Veadeiros é considerada uma Chapada que é uma formação geológica de terra elevada, com um topo relativamente ou essencialmente plano.
Letra C - Incorreta, pois o Pico da Neblina é uma montanha e não uma cordilheira, e está localizada no estado do Amazonas. É considerado o ponto mais alto do país com 2993 metros de altitude.
Letra D - Incorreta, pois a Serra da Mantiqueira é uma cadeia de montanhas localizada na região Sudeste do país, entre os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Gabarito do Professor: Letra A.
-
A serra do Espinhaço é uma cadeia montanhosa localizada no planalto Atlântico, estendendo-se pelos estados de Minas Gerais e Bahia. Seus terrenos são do Proterozoico e contêm jazidas de ferro, manganês, bauxita e ouro. Foi ao longo da serra do Espinhaço que a mineração, no período colonial se deu, principalmente.