SóProvas


ID
5508355
Banca
Instituto Access
Órgão
DETRAN-AC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito aos conceitos básicos da segurança da informação, em redes e na Internet, a preocupação com os mais variados vírus é sempre constante.
Entre os tipos de pragas virtuais, três são descritos a seguir.
I. É um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário; o pagamento desse resgate geralmente é feito via bitcoins.
II. É uma notícia de fonte desconhecida, muitas vezes infundada, que se divulga entre o público, que quando surgiram circulavam por e-mail; também referenciado por corrente, é aquele boato que pede para ser compartilhado com muitas pessoas; atualmente, um termo muito utilizado é fake news, geralmente associado a notícias que tentam se passar por reportagens jornalísticas verdadeiras e que possuem conteúdo falso, impreciso ou distorcido. Independente do nome recebido, esses boatos geram desinformação, causam problemas e precisam ser combatidos.
III. Programa ou Vírus de computador que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.
Os tipos descritos em I, II e III são denominados, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    O que é hoax na informática?

    A palavra "hoax" (do inglês embuste ou boato) é usada no meio digital para representar os famosos e-mails com conteúdos que vão do dramático ao curioso, por vezes apelando para a religiosidade ou superstição das pessoas.

    Fonte: https://www.udesc.br/cefid/informatica/boas_praticas/hoax

  • Ransomware: É uma nova forma de malware que bloqueia o acesso do usuário aos seus arquivos ou ao dispositivo, exigindo um pagamento online anônimo para que o acesso seja restaurado.

    Hoax: É um boato, fake news, uma tentativa de enganar um grupo de pessoas com noticias falsas etc.

    Trojan: também conhecido como cavalo de Troia, é um malware que executa ações em um computador criando uma porta para uma possível invasão sem a autorização do usuário. Trata-se de um programa que tem um pacote de vírus e na maioria das vezes é utilizado para se conseguir informações de outros computadores ou executar operações indevidas em diversos dispositivos.

  • Uma botnet é um número de dispositivos conectados à Internet, cada um executando um ou mais bots. As redes de bots podem ser usadas para executar ataques DDoS, roubar dados, enviar spam e permitir que o invasor acesse o dispositivo e sua conexão.

  • Não existe Bootnet. Existe Botnet.

  • Gabarito''B''.

    Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário; o pagamento desse resgate geralmente é feito via bitcoins. 

    Hoax  é uma notícia de fonte desconhecida, muitas vezes infundada, que se divulga entre o público, que quando surgiram circulavam por e-mail; também referenciado por corrente, é aquele boato que pede para ser compartilhado com muitas pessoas; atualmente, um termo muito utilizado é fake news, geralmente associado a notícias que tentam se passar por reportagens jornalísticas verdadeiras e que possuem conteúdo falso, impreciso ou distorcido. Independente do nome recebido, esses boatos geram desinformação, causam problemas e precisam ser combatidos.

     Trojan programa ou Vírus de computador que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário. 

    O sucesso que te espera no final é maior do que qualquer dificuldade que você passa hoje, não desista.

  • AQUELE QUE NÃO LUTA PELO FUTURO QUE QUER, DEVE ACEITAR O FUTURO QUE VIER. ( SEU MADRUGA )

  • Item I - O malware “Ransomware” é um código malicioso que torna inacessíveis os arquivos e dados do computador através da criptografia. Os dados são liberados após o pagamento do resgate dos arquivos.

    Item II – O Hoax é uma mensagem falsa enviada a diversas pessoas, o conteúdo dessa mensagem, normalmente, tem o objetivo de denegrir a imagem de uma pessoa ou organizar, de forma que as pessoas que receberam essas notícias falsas passem a ter uma visão ou uma opinião distorcida da pessoa ou organização mencionada na mensagem. Vale destacar que o hoax se passa por uma organização importante para dar mais credibilidade à mensagem.

    Item III – O malware “Trojan” tem como função se passar por um programa legítimo para enganar o usuário e softwares de antivírus, logo não avisa que executa um código malicioso.

     

    Vale destacar a funcionalidade dos malwares, bem como a definição de spam, mencionados nas outras alternativas:

     

    Keylogger – O “Keylogger” é um tipo de spyware que tem como função capturar as teclas digitadas do usuário para que o criminoso virtual possa obter acesso a informações confidenciais da vítima, como, por exemplo, senhas.

    Spam – Spam são mensagens enviadas, sem solicitação dos destinatários, em grande massa a diversas pessoas. O conteúdo dessas mensagens, normalmente, tem como objetivo divulgar produtos, aplicar golpes etc.

    Botnet – Botnet é uma rede de computadores infectados utilizada para potencializar os comandos, como, por exemplo, um ataque DDoS, feito pelo malware bot.

    Adware – O malware “Adware” é um tipo de spyware que tem como função exibir, na tela do usuário, diversos anúncios sem a autorização do usuário.

     

    Gabarito – Alternativa B.

  • Ransoware ➝ tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente utilizando criptografia, e que exige pagamento de um resgate para restabelecer o acesso ao usuário.

    Hoax (Boato) ➝ é uma mensagem que possui conteúdo alarmante ou falso e que, geralmente, tem como remetente, ou aponta como autora, alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental. É possível identificar informações sem sentido ou tentativas de golpes, como correntes de e-mail e pirâmides financeiras. São as famosas Fake News do tiozão do zapzap, rsrs.

    Botnet ➝ é uma rede de computadores infectados (zumbis) que, sob o comando de um único computador principal (bot herder), trabalham juntos para cumprir um objetivo. Há dois modelos de botnet:

    (1) Cliente-servidor: maneira antiga, em que os “zumbis” recebem suas instruções de um único local, normalmente um site ou algum servidor compartilhado. Embora fosse suficiente no começo, isso significava que desligar uma botnet era relativamente fácil: bastava tirar o site ou servidor do ar que todo sistema ruía.

    (2) Peer-to-peer: corrige o calcanhar de Aquiles do modelo “Cliente-servidor”. Nesse sistema, cada computador infectado comunica-se diretamente com alguns outros na rede e esses poucos computadores são conectados com alguns outros, que são conectados com mais alguns, até que todo os sistema seja entrelaçado. Assim, remover um ou dois dispositivos não é um problema, pois outros poderiam fazer o trabalho deles.

    "Obter sem pagar o preço é o desejo universal, mas é o desejo de corações covardes e de cérebros enfermos. O universo não acorre ao primeiro sussurro, e para que a luz de Deus baixe a vossas lâmpadas, é necessário que as vossas almas a peçam instantemente." Sertillanges (A Vida Intelectual)

  • Uma observação: trojan e vírus são coisas diferentes (trojan não é um tipo de vírus).

    Ademais, não existe ''bootnet'', e sim BOTNET.

    Insta lembrar a diferença entre BOT e BOOT.

    O BOT é uma ''praga-robô'' que controla remotamente a máquina. Uma rede de bots é chamada de BOTNET. No caso chamada de ''computadores zumbis'', os quais são chamados os mesmos infectados por esse tipo de praga.

    Já o BOOT é um vírus de inicialização.

    #ESTUDAQUEAVIDAMUDA

  • GAB-B

    ransomware, hoax e trojan.

    HAJA SACO PARA LER ESSAS QUESTÕES!!!

  • Delicinha de questão boa para revisão.

    ''Ain, se não tem o que comentar, não comente.''

    Eu comento para filtrar depois, fresco!