GABARITO: E
A) Parte importante da história da cidade, o Mercado Municipal, que com o tempo ficou conhecido como Mercado Velho, foi o primeiro prédio público de alvenaria da capital acreana. Construído em 1929, no governo de Hugo Carneiro, o prédio foi revitalizado em 2006, na gestão de Jorge Viana, onde passou a ser chamado de Novo Mercado Velho. O local funciona no Centro da cidade.
B) O Obelisco do Acre foi construído em 1937, na capital do estado do ACRE, em homenagem aos heróis da revolução acreana.
C) O Memorial dos Autonomistas foi construído para reverenciar os heróis que lutaram pelo “ideário acreano de liberdade e autonomia política do Acre”. Até 1962, o Território era tutelado pelo Governo Federal.
D) A recuperação do Calçadão da Gameleira (2002), margem direita do Rio Acre que tinha desmoronado em 1997, em função de enchentes e de movimentos de massa, foi reurbanizado com a recuperação da fachada do 268 casario da Rua 17 de Novembro e com a construção do Memorial aos Combatentes da Revolução Acreana. Este é composto de um mastro de 60 metros de altura com a maior bandeira do estado do Acre.
E) A Praça da Revolução foi construída na década de 1940 e recebeu o nome de Praça Rodrigues Alves. Na década de 1960, no governo de José Augusto, a praça recebeu uma nova ornamentação com a estátua de Plácido de Castro, e, a partir daí, passou a ser conhecida por este nome.