SóProvas


ID
5508376
Banca
Instituto Access
Órgão
DETRAN-AC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O progresso tecnológico da indústria química, siderúrgica e elétrica, durante o período denominado como Segunda Revolução Industrial, acelerou a procura por borracha. Dessa forma, intensificando o cenário de exploração da borracha no Estado do Acre. Assim, foram atraídas muitas pessoas, principalmente provenientes da região nordeste brasileira, que eram empregados no ciclo de produção, como principal mão-de-obra extrativista.” 
(Pontes, C. 2014. O primeiro ciclo da borracha no acre: da formação dos
seringais ao grande colapso. South American Journal of Basic Education,
Technical and Technological, V.1, n.1, p. 107-123.)
Além da mão-de-obra extrativista, havia a função do “aviador”, cuja função era

Alternativas
Comentários
  • Por causa da crescente demanda internacional por borracha, a partir da segunda metade do século XIX, em 1877, os seringalistas com a ajuda financeira das Casas Aviadoras de Manaus e Belém, fizeram um grande recrutamento de nordestinos para a extração da borracha nos Vales do Juruá e Purus.

    - De 1877 até 1911, houve um aumento considerável na produção da borracha que, devido às primitivas técnicas de extração empregada, estava associado ao aumento do emprego de mão-de-obra.

    - O Acre chegou a ser o 3° maior contribuinte tributário da União. A borracha chegou a representar 25% da exportação do Brasil.

    - Como o emprego da mão-de-obra foi direcionado à extração do látex, houve escassez de gêneros agrícolas, que passaram a ser fornecidos pelas Casas Aviadoras.

    http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=807

  • Aviador - contratar os seringueiros, principalmente nordestinos, que chegavam à região em busca de emprego.