SóProvas


ID
550894
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“A plantação de juta, cultura que é a principal fonte de renda de 15 mil famílias na região amazônica, está em alta, com a ampliação da consciência ecológica dos consumidores. As sacolas feitas a partir da fibra da planta – também conhecida como ecobags – estão sendo analisadas por grandes redes do varejo nacional, como possível substituto às poluentes sacolas de plásticos."
                                                                     BATISTA, H.G. O Globo. 29 mar. 2010. Economia, p. 29.
Na perspectiva de ganhos de sustentabilidade social, a produção, desde o plantio até a colheita da juta, na Amazônia, depende diretamente de

Alternativas
Comentários
  • Na entressafra da juta os ribeirinhos vivem da pesca e do plantio de hortaliças e frutas, como a melancia. Esse é o caso da agricultora Selma Barroso que mora na ilha há mais de 17 anos.

    Neste ano, a área colhida de juta no estado chegou a 782 hectares. São 11% a mais em relação a 2010. O estado do Amazonas ainda é o maior produtor de fibras naturais do Brasil. São 11 mil toneladas de juta e malva, suficientes apenas para atender pouco mais da metade de demanda brasileira pelo produto. Outras nove mil toneladas têm que ser importadas todos os anos da Índia.

    Em novembro, foi inaugurada uma nova fábrica de beneficiamento da juta em Manaus, com um investimento de R$ 30 milhões. O objetivo dos empresários é estimular os produtores do amazonas a voltar a plantar a juta para diminuir as importações.