SóProvas


ID
5513452
Banca
FGV
Órgão
FUNSAÚDE - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Desde 2020, um grupo de países em desenvolvimento, liderado pela Índia e África do Sul, pressionam a Organização Mundial do Comércio (OMC) para obter a suspensão provisória de patentes relacionadas a vacinas e medicamentos no combate ao coronavírus. A proposta – apresentada pela primeira vez ao Conselho de Propriedade Intelectual da entidade no fim de outubro – é questionada por países desenvolvidos
Adaptado de https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2020/11/19

As afirmativas a seguir identificam corretamente os principais posicionamentos na controvérsia entre emergências humanitárias e direitos de propriedade sobre medicamentos, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A QUESTÃO COBROU DO CANDIDATO CONHECIMENTO EM SAÚDE MUNDIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

    O governo brasileiro reforçou a postura contrária à quebra de patentes das vacinas contra a Covid-19 em reunião da OMC (Organização Mundial do Comércio) nesta quarta-feira (14) com algumas das maiores economias do mundo, empresas farmacêuticas e especialistas, além da OMS e atores internacionais. 

    Fonte: https://www.brasil247.com/mundo/na-omc-brasil-defende-manutencao-das-patentes-das-vacinas

    Gabarito: B)

  • A pandemia de Covid19 é o maior desafio sanitário da humanidade no século XXI com impactos globais sobre a saúde pública, economia, relações internacionais e as sociedades em geral. Apesar da esperança de contenção da pandemia com a vacinação em massa, seus efeitos de longo prazo sobre todos os aspectos mencionados ainda são desconhecidos. A pandemia e seus efeitos devem ser acompanhados com base no que foi divulgado que ocorreu, evitando o estudo de notícias falsas, provenientes de fontes muito diversas das que normalmente fundamentam as questões do tipo nas principais organizadoras. Sobre o debate demonstrado no texto associado buscamos a alternativa ERRADA.


    A) Os custos de pagamento dos royalties sobre patentes poderiam ser utilizados na compra de insumos e tratamento para a população destes países segundo a argumentação comum utilizada nestes casos.


    B) O governo brasileiro negou-se a participar da iniciativa, a qual já havia liderado no passado como no caso dos medicamentos contra a AIDS, e alinhou-se com os interesses de países ricos que sediam os grandes laboratórios.


    C) Esta é a argumentação dos grandes laboratórios que excluem dessa defesa, os grandes volumes de recursos públicos que receberam para o desenvolvimento das vacinas.


    D) O governo norte-americano liderou a luta contra a quebra de patentes neste caso.


    E) Esta também não foi uma bandeira da OMC sendo a prática defendida pela Organização Mundial da Saúde OMS.


    GABARITO DO PROFESSOR: B
  • GAB-B

    O governo brasileiro defende o alinhamento à Índia e à África do Sul, ao solicitar, de imediato, a quebra de patentes das vacinas contra a Covid-19, em função da gravidade da crise sanitária. 

    O LEÃO DA MONTANHA TOMOU 6 GARRAFAS DE CAFÉ.!!!

    QUESTÃO ATÉ AMANHECER.