SóProvas


ID
5514190
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A eleição para constituintes, realizada no fim de semana [16.05.2021], confirmou que a população quer mudanças profundas no país, como demonstrou na série de protestos antes da pandemia e que levaram à votação para enterrar a Constituição atual, legado do período da ditadura.

(G1 < https://glo.bo/3yqS674> Acesso em 26.ago.2021. Adaptado)


A eleição para constituintes ocorreu

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B: CHILE

    O Chile com a nova constituinte pode enterrar o legado de Pinochet e mudar a cara do pais.

  • GAB "B"

    Chile aprova plebiscito histórico: por que é tão polêmica a Constituição que 78% dos chilenos decidiram trocar

    No domingo (25/10), os chilenos deram seu , uma das principais demandas dos manifestantes que ocuparam ruas do país por meses.

    A atual Constituição chilena remonta a 1980 e, embora alterada várias vezes, é criticada por ser uma herança do regime militar de Augusto Pinochet e por dar um papel residual ao Estado na prestação de serviços básicos, o que é justamente um dos motivos dos protestos que começaram em 18 de outubro de 2019 e se estenderam até março de 2020, em um movimento que passou a ser conhecido como estallido social (ou estouro social, em tradução literal).

    Herança de Pinochet Uma das principais razões pelas quais os manifestantes exigem mudar a Constituição tem a ver com a origem dela. "Uma das questões mais criticadas é sua ilegitimidade de origem: é precisamente o fato de ter sido elaborada durante uma ditadura militar"...

    https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2020/10/26/por-que-e-tao-polemica-a-constituicao-que-78-dos-chilenos-decidiram-trocar.htm?cmpid=copiaecola

  • GAB-B

    A , realizada no fim de semana, confirmou que os chilenos querem mudanças profundas no país, como demonstraram na série de protestos antes da pandemia e que levaram à votação para enterrar a Constituição atual, legado da ditadura de Augusto Pinochet.

    UM ABRAÇO PARA TODOS OS CHILENOS. PLANTEM ÁRVORES ANTES DO FIM DO MUNDO!!!

  • O ano de 2020 foi marcado por manifestações sociais que demonstravam o descontentamento do povo. As insatisfações da população com a Constituição se davam pela falta de responsabilidade do Estado com as áreas de saúde, educação e seguridade social. O presidente Sebastian Piñera, para conter os ânimos do povo e dos partidos de oposição, convocou um plebiscito. Os eleitores decidiriam pela permanência ou não da Constituição. 

    Caso a Constituição não permanecesse também deveria ser escolhida a forma da representação na nova Assembleia Constituinte. Cerca de 80% da população escolheu uma nova Constituição que deveria ser elaborada por pessoas escolhidas entre os cidadãos. Essa eleição foi realizada para escolher os membros da Assembleia que escreveria a nova Constituição.

    A sua formação será paritária com equidade de gênero e haverá assentos reservados para os povos originários. 

    A) INCORRETA – A última eleição ocorrida na Bolívia foi em outubro de 2020. 

    B) CORRETA – A eleição no Chile ocorrida em maio de 2021 também teve como objetivo eleger os constituintes. 

    C) INCORRETA - A última eleição peruana ocorreu em junho de 2021 com o objetivo de eleger os parlamentares do Congresso e um novo Presidente da República. 

    D) INCORRETA – A última eleição colombiana ocorreu em junho de 2018 e tinha o objetivo de eleger um novo presidente da República. 

    E) INCORRETA – A última eleição venezuelana foi presidencial e ocorreu em maio de 2018. 

    Gabarito do Professor: Letra B.