SóProvas


ID
551548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca das propriedades dos materiais.


Materiais magnéticos duros possuem valores elevados de coercividade e de remanência. Por isso, esses materiais são utilizados na fabricação de ímãs permanentes que devam possuir alta resistência à desmagnetização.

Alternativas
Comentários
  • Coercividade é a capacidade que um material apresenta de manter seus ímãs elementares presos em determinada posição. Um material da alta coercitividade significa dizer que os seus ímãs elementares resistem bastante a mudança de posição, exigindo para a sua desmagnetização um campo magnético externo mais forte.

    Remanência é a indução magnética que permanece em um circuito magnético após a remoção do campo magnético externo aplicado.

    Materiais ferromagnéticos duros: Os ferromagnéticos duros só se magnetizam quando aplicamos a eles um alto campo magnético externo. Esses materiais apresentam magnetização residual alta e têm grande utilização industrial, pois são ideais para a construção de ímãs permanentes, pelo fato de, uma vez magnetizados, reterem a sua magnetização.

    Materiais ferromagnéticos moles: Damos o nome de materiais ferromagnéticos moles aos materiais que se magnetizam com mais facilidade, apresentando magnetização residual baixa. Em certos casos esses materiais apresentam magnetização residual praticamente nula. Esses materiais são bastante utilizados como núcleo de eletroímãs, pois perdem sua magnetização quando é desligada a corrente elétrica.

    Fonte: https://alunosonline.uol.com.br/fisica/materiais-magneticos-duros-moles.html