O Cross Docking, é definido como sendo um sistema de distribuição no qual a mercadoria recebida, em um armazém ou Centro de Distribuição, não é estocada mas sim imediatamente preparada para o carregamento da entrega.
O Cross Docking é a transferência das mercadorias entregues, do ponto de recebimento, diretamente para o ponto de entrega, com tempo de estocagem limitado ou, se possível, nulo.
As instalações que operam com o Cross Docking recebem carretas completas (FTL – Full Truck Load) de diversos fornecedores e realizam, dentro das instalações, o processo de separação dos pedidos através da movimentação e combinação das cargas, da área de recebimento para a área de expedição.
As carretas partem com a carga completa formada por diversos fornecedores (FTL). O uso do FTL, tanto para o recebimento quanto para a expedição, permitem que os custos de transporte sejam reduzidos.
Este tipo de operação permite que a administração dos Centros de Distribuição concentre-se no fluxo de mercadorias, e não na armazenagem das mesmas. A aplicação deste sistema busca reduzir ou eliminar, se possível, duas das atividades mais caras realizadas em um armazém, a estocagem e o picking “separação das cargas”.
Fonte: http://covisi.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=63
cross docking (em português “cruzamento de docas” ou “docas cruzadas”) é um sistema de distribuição de mercadorias, mas sem a parte da armazenagem.
Funciona assim: as mercadorias não ficam armazenadas, pois o fornecedor as encaminha para o lojista (você!), que por sua vez, faz uma conferência para ver se está tudo ok, embala e já as envia para o seu cliente.
gabarito correto
Fonte: https://blog.minestore.com.br/o-que-e-cross-docking-e-quais-sao-suas-vantagens-e-desvantagens/